O Cardeal-Patriarca garantiu que “Deus não desiste de nos recriar em Cristo”. Na Sé de Lisboa, na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, D. Manuel Clemente convidou o cristãos a dizerem ‘sim’ como Maria.
“Que podemos e devemos tirar daqui, caríssimos irmãos e irmãs, como estamos hoje, como estão os outros, como está o nosso povo que tem por padroeira Nossa Senhora da Conceição, como está o mundo inteiro? Reforçaremos a certeza de que Deus não desiste de nos recriar em Cristo, requerendo apenas que lhe digamos sim, como Maria disse – imaculada ela e restaurados nós, pela divina graça. Foi tão singelo o diálogo que nos salvou. Ao mensageiro celeste respondeu como ouvimos: «Faça-se em mim segundo a tua palavra». E a própria Palavra tomou de Maria a humanidade com que se apresentou no mundo, do presépio à cruz: Jesus Cristo, princípio e totalidade da nova criação”, frisou o Cardeal-Patriarca, na sua homilia (que pode ser lida na íntegra no site do Patriarcado de Lisboa, www.patriarcado-lisboa.pt, em Documentos e depois Homilias).
Que Cristo continue no mundo
Na manhã do passado dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal, D. Manuel Clemente reforçou o pedido para colocar “os olhos e o coração em Maria”. “Ganhemos dela a fé e a correspondência à vontade de Deus. Não nos vençam as circunstâncias, por adversas que sejam. Sabemos o que Deus quer: que Cristo continue no mundo. Façamos o que Maria fez: demos-Lhe incarnação e voz nas nossas próprias vidas, “corpo de Cristo” agora. Na simplicidade daquele diálogo de Nazaré da Galileia, entre Maria e o Anjo, continue agora o nosso, como Deus o prossegue. A vontade de Deus salva o mundo em Cristo, sempre que estivermos com Maria, na graça e no assentimento, imaculada como foi e batizados como somos. E que Ela nos ajude e muito, pois é tão difícil ser absolutamente simples…”, manifestou o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
________________
“Deixemos que, por nós, Deus tome conta do mundo!”
Na homilia da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal, o Cardeal-Patriarca lembrou ainda o Ano da Misericórdia que o Papa Francisco inaugurou, neste mesmo dia, em Roma. “O Ano Santo, hoje inaugurado em Roma, evoca Maria, a Mãe de Misericórdia. Como lembra o Papa Francisco: «Depois do pecado de Adão e Eva, Deus não quis deixar a humanidade sozinha e à mercê do mal. Por isso pensou e quis Maria santa e imaculada no amor (cf. Ef 1,4), para que se tornasse a Mãe do Redentor do homem» (Misericordiae vultus, 3). Deixemos que estas palavras tomem conta de nós, como aconteceu com Maria Imaculada. Deixemos que, por nós, Deus tome conta do mundo!”, desafiou D. Manuel Clemente, na Sé de Lisboa.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|