Lisboa |
Solenidade da Dedicação da Sé
“A evangelização, como toda a vida da Igreja, há de se fazer com critério familiar”
<<
1/
>>
Imagem

Chegado de Roma, onde participou no Sínodo dos Bispos sobre a família, o Cardeal-Patriarca presidiu à Solenidade da Dedicação da Sé de Lisboa, lembrando a importância da família para o anúncio.

 

“Dediquemo-nos à missão, como a aprendemos em Deus que Se oferece. Trago-vos do Sínodo dos Bispos o que mais importa para a realizarmos agora – a convicção reforçada que a evangelização, como toda a vida da Igreja, se há de fazer com critério familiar. Aqui reunidos e dedicados, como catedral viva, celebramos a nossa realidade batismal de ‘família de Deus’. E assim mesmo Deus nos oferece ao mundo, para o refazermos e consolidarmos na base única em que nascemos, familiar também”, observou D. Manuel Clemente, na manhã do passado Domingo, 25 de outubro. Na sua homilia, o Cardeal-Patriarca lembrou o que chamou de ‘carta constitucional da Igreja’: “O Papa Francisco disse-nos, há dias, que o espírito familiar é a ‘carta constitucional da Igreja’, pois em família aprendemos espontaneamente a conviver com afeto. E o efeito de tal aprendizagem alarga-se depois na comunidade cristã, se ela for realmente a “família (dos filhos) de Deus”, em que todos tomam conta de todos e de cada um, material e espiritualmente, com especial atenção a quem já não tenha família de sangue ou por perto”.

Na Sé Patriarcal de Lisboa, D. Manuel Clemente convidou ainda os cristãos à partilha. “Elevemos em nós as naves desta Sé, para ainda mais a dedicarmos a Deus, nas nossas vidas entregues. E alarguemo-las também em mil gestos de partilha e conforto para com quem nos espera e requer. Dedicação a Deus e missão no mundo são a altura e largura deste templo transfigurado”, frisou.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES