“Misericórdia ou justiça”: nos últimos tempos, assim se tem resumido (reconheçamos de um modo assustadoramente simplista) algumas das nossas encruzilhadas pastorais.
Se as narrações evangélicas dos encontros de Jesus com os seus contemporâneos saem habitualmente fora do que poderíamos humanamente esperar – são sempre encontros de Deus com o homem – a narração do sucedido com o chamado “jovem rico” (Mc 10,17-27), que escutámos no Domingo passado, é ainda mais intrigante.
Afinal, o evangelista não hesita em narrar um aparente “falhanço” de Jesus. Com efeito, aquele homem tinha tudo para ser um bom discípulo: tinha um passado de procura e de fidelidade aos mandamentos; e, depois, tendo encontrado Jesus, reconheceu-O como Deus, ajoelhando-se e chamando-lhe “bom”. Por seu lado, também Jesus não falta a este homem com a Sua misericórdia: o evangelista diz que o Senhor olhou para ele e amou-o – o amor misericordioso de Deus que tudo transforma e a tudo dá sentido; que “tudo torna possível”. E, no entanto, àquele homem faltou-lhe um passo, ao contrário de Zaqueu: faltou-lhe ser capaz de dar a sua riqueza aos pobres para poder seguir Jesus. “Tinha bens”, diz S. Marcos, sem mostrar que tipo de bens, apenas nos dizendo que eram muitos.
A misericórdia é a justiça de Deus, tal como a justiça de Deus é misericórdia. Mas ela pode sempre esbarrar perante a vontade livre do ser humano. Mesmo quando, à partida, tudo parece desembocar numa decisão séria de seguir Jesus.
Talvez a questão não seja entre “misericórdia ou justiça” mas entre estar ou não disposto a dar o passo que falta para seguir o Senhor.
![]() |
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|