Lisboa |
Cónego Armindo celebrou 50 anos de sacerdócio
Cardeal-Patriarca destaca a importância da “compaixão”
<<
1/
>>
Imagem

Na celebração dos 50 anos de sacerdócio do cónego Armindo Garcia, pároco da Ericeira e de Carvoeira (Mafra), o Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrou que só é possível estar no mundo a partir de Deus “com compaixão”.

 

“O Evangelho dizia que naquele dia os discípulos voltaram para junto de Jesus. Muito em especial nestas datas e nestas comemorações de bodas sacerdotais, isto tem uma particular pertinência. Creio que falo pelo senhor cónego Armindo e por todos os seus colegas sacerdotes, mais velhos ou mais novos, que aqui estejam, e é exatamente assim e não pode ser de outra maneira: é a única realidade que dá sentido a tudo o mais, o estar junto do Senhor, e em Jesus Cristo estar em Deus e a partir de Deus estar no mundo”, frisou D. Manuel Clemente, no passado dia 6 de julho, numa celebração eucarística na igreja paroquial de São Pedro da Ericeira.

Para o Cardeal-Patriarca de Lisboa, só é possível estar no mundo a partir de Deus “com compaixão”. “O Senhor Jesus faz o que faz porque compartilha inteiramente da compaixão, da misericórdia que Deus Criador tem por todos e por tudo, especialmente pelo que precisa de ser mais amparado e assim se realiza o serviço de Jesus”, apontou. “As comunidades cristãs que o senhor cónego Armindo serviu e continua a servir, na Igreja, vivem muito desta compaixão de Deus que lhes é manifestada pelos seus pastores. Como diz o Papa Francisco, as comunidades cristãs têm de ser sinais visíveis de misericórdia no meio do mar da indiferença. Este é o ponto”, garantiu, destacando a “proximidade” deste sacerdote “com todos”. “A única força que nos sustenta, que nos motiva, no ministério é a que vem da compaixão de Jesus”, frisou.

Ordenado a 15 de agosto de 1965, o cónego Armindo Garcia, de 74 anos, vai presidir à Eucaristia de celebração dos 50 anos da Missa Nova a 17 de agosto, às 12h30, na igreja da Ericeira.

fotos por Nuno Neves
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]

Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES