Lisboa |
Capelanias Hospitalares
O alerta para ser uma presença de serviço
<<
1/
>>
Imagem

Membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Manuel Linda considera ser “importante que a presença da Igreja, no meio hospitalar, esteja devidamente organizada e aí assuma a sua real essência de quem está para servir”.

 

“É preciso valorizar os profissionais da saúde e, neste contexto, também aqueles que chamam a si a missão da assistência espiritual e religiosa, contudo, sem nunca perder a nossa especificidade, a nossa espiritualidade pessoal, e sem deixar de ser uma Igreja animada e animadora, que estimula e que é estimulada”, salientou o prelado, que é também Bispo das Forças Armadas, numa reunião da Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares e dos respetivos Coordenadores Diocesanos, que decorreu no passado dia 16 de junho, em Fátima.

Neste encontro, segundo um comunicado, foram “trabalhados os últimos procedimentos necessários para a formalização e constituição da AsER – Associação Portuguesa de Capelães e Assistentes Espirituais e Religiosos Hospitalares”. Foi ainda apresentada “uma plataforma informática, que em breve irá estar online” e que vai permitir aos capelães “agilizar a sua intervenção, gerenciar alguma informação e potenciar a evidências dos seus atos, permitindo, além do mais, disponibilizar aos seus utilizadores diverso conteúdo formativo e literatura pertinente no campo da Pastoral”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES