O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes desafiou os reclusos do reduto norte do Estabelecimento Prisional de Caxias, e também os presos do Hospital Prisional de Caxias, a “acreditarem no amor que Deus” lhes tem.
“Procuremos entrar no coração de Deus, através das feridas de Jesus. Deus ama-nos como um verdadeiro Pai e mostrou-o, provou-o em Jesus, que nos revelou o coração de Deus, um coração onde cada um de nós tem um lugar. Acreditemos no amor que Deus nos tem. Deixemo-nos amar por Ele. No coração de Cristo encontraremos um Deus que nos acolhe, nos perdoa, nos abraça, nos regenera, nos restitui a dignidade de filhos, criados à sua imagem e semelhança”, salientou o Bispo Auxiliar de Lisboa, durante uma visita a estas prisões, que decorreu no passado dia 12 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Nesta celebração, D. Joaquim Mendes convidou os reclusos a moldarem o coração. “Que a contemplação do coração de Cristo nos leve a moldar o nosso coração, num coração semelhante ao dele: manso e humilde; bom e generoso; misericordioso e compassivo; compreensivo e dado a perdoar, a amar, e a ser próximo de todos, especialmente daqueles que sofrem, que têm o coração ferido”, garantiu.
Na visita a este estabelecimento prisional, que foi acompanhada pelo capelão, padre José Luís Costa, e por voluntários cristãos, o Bispo Auxiliar entregou aos reclusos o Evangelho de São Marcos, em quatro línguas.
Encontrar conforto em Cristo
Dias antes, a 8 de junho, D. Joaquim tinha visitado o reduto sul do Estabelecimento Prisional de Caxias, lembrando o exemplo de São Paulo. “Paulo esteve preso, foi perseguido, sabe muito bem o que é o sofrimento e diz-nos que em Cristo podemos encontrar conforto, consolação, fortaleza e esperança para nós e para os outros, se abrirmos o nosso coração à consolação que Cristo nos pode dar”, recordou. “Queria assegurar-vos que a Igreja vos acompanha”, terminou.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|