O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes enalteceu “a fé, o serviço e o silêncio” de São José, numa celebração na Residência de Velhinhos da Irmãzinhas dos Pobres, em Campolide, Lisboa, no passado dia 19 de março.
“São José foi um grande crente, modelo de uma fé difícil, forte, grande. Uma fé que confia na Palavra de Deus, naquilo que Ele diz, naquilo que Ele lhe pede, que confia sem compreender, sem pedir explicações. Acredita simplesmente e faz. Às vezes acontece-nos que o Senhor irrompe na nossa vida, nos surpreende, há acontecimentos que não entendemos, não compreendemos, há situações inesperadas que nos confundem e nos levam a perguntar, “porquê a mim, Senhor?”. São José ensina-nos a aceitar, mesmo sem compreender, e a confiar. São José ensina-nos a aceitar na fé as surpresas de Deus!”, apontou D. Joaquim Mendes.
No Dia de São José, popularmente chamado de Dia do Pai, o Bispo Auxiliar do Patriarcado enalteceu a atitude do carpinteiro. “Deus pediu-lhe o grande sacrifício de pôr de parte os seus sonhos, os seus projetos pessoais e aceitar uma nova condição ao lado de Maria e de Jesus: a de viver casto e a de dedicar toda a sua vida a proteger e cuidar de Maria e de Jesus; de assumir aos olhos da sociedade a paternidade de Jesus, concebido por obra do Espírito Santo. Deus também, por vezes, nos pede coisas difíceis. São José diz-nos para crer e confiar. Aceitar a vontade de Deus, obedecer e calar”, referiu D. Joaquim Mendes, sublinhando que São José ensina a Igreja “a servir”. “A servir o Senhor e o seu projeto de salvação com a nossa vida, com as forças, os dons e capacidades que o Senhor nos concedeu. A servir com a nossa oração, com os nossos achaques, o nosso sofrimento, a nossa solidão. São José serviu o Senhor na humildade, na discrição, no silêncio. Foi assim que colaborou no plano de salvação de Deus: na discrição, no silêncio, sem publicidade. Colocou a sua vida à disposição de Deus, fez como o Senhor lhe ordenara, aquilo que o Senhor lhe pediu. São José fez a vontade de Deus, que é fonte de santidade e de paz”. O Bispo Auxiliar terminou recordando como São José ensinou “o valor do silêncio, da interioridade, de uma vida em união com Deus”.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|