Perante dezenas de participantes, Olga Pombo, uma das intervenientes da iniciativa, frisou que “há hoje uma desvalorização da transmissão” contra aquilo que chama o “elogio da inovação”. A filósofa lamentou que se atue “como se a inovação pudesse funcionar sem aquilo que vem transmitido de trás”. Para Olga Pombo, esta é uma ideia que se tem imposto na escola. “Se há Deus, Ele cria a partir do nada. Mas os homens não criam a partir do nada, criam a partir do velho”. A filósofa defende que o respeito pelo que é “velho” é a base da inovação garantindo que “não se pode pensar que se pode avançar para a inovação sem o respeito pelo passado”.
Já o geógrafo João Ferrão, que refletiu sobre o tempo e o espaço, garante que só é possível construir novos futuros através das relações entre as pessoas. Em especial, no momento em que nos encontramos: “Sem um futuro pré-desenhado, sem um destino”. O geógrafo lembrou que “o futuro está em aberto”. Como solução, apontou que “aquilo que nos deve juntar é a ideia de como permitir a construção colectiva de um modelo que não existe”.
‘Escutar a Cidade’ (https://escutaracidade.wordpress.com) é um ciclo de palestras promovido por vinte movimentos ligados à Igreja como forma de preparação para o Sínodo Diocesano de Lisboa 2016. O objectivo é ouvir intervenientes, fora do âmbito eclesial, sobre questões sociais, económicas ou culturais. A próxima sessão, que é a quarta de seis previstas, está marcada para o próximo dia 16 de abril e vai debruçar-se sobre ‘Pobreza, emprego e crise financeira’.
![]() |
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|