Lisboa |
Rito de Eleição dos Catecúmenos
“Não se é cristão sozinho”
<<
1/
>>
Imagem

Os catecúmenos do Patriarcado de Lisboa foram desafiados à “identidade cristã”, ao “sentido de pertença à Igreja comunidade” e ao “compromisso missionário”.

 

Na Sé Patriarcal, no Rito de Eleição dos Catecúmenos, D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, sublinhou que “não se é cristão sozinho”. “Jesus chama-nos a sê-lo em comunidade, em povo, em Igreja. Embora Jesus esteja em toda a parte, é na Igreja que Ele nos dispensa a sua Palavra, a sua graça, os Sacramentos e a vida no Espírito. Um cristão sem uma comunidade é um nómada sem raízes, diz o Papa Francisco. Preparai-vos para serdes cristãos com raízes bem fundas. Cristãos profundamente enraizados em Cristo e no seu Corpo que é a Igreja, enriquecendo-a com a vossa vida e com os dons que o Senhor vos concedeu”, desafiou.

Na manhã do passado dia 21 de fevereiro, o Bispo Auxiliar do Patriarcado explicou ainda o sentido sobre daquela celebração. “O Rito da Eleição corresponde a um tempo de purificação e de iluminação, em ordem aos Sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia. A Igreja elege-vos. Considera-vos idóneos para iniciardes uma preparação espiritual mais intensa para receberdes os Sacramentos de Iniciação cristã. E eleição é um gesto gratuito e amoroso de Jesus através da Igreja em relação a cada um e a cada uma de vós. Não é cristão quem quer, não é padre, frade, freira, bispo quem quer. É Jesus que escolhe, chama, elege, consagra, envia. Sois eleitos porque Jesus vos escolheu, poisou sobre vós o seu olhar e vos convida a estar com Ele e a segui-lo”, observou D. Joaquim Mendes, completando: “Identidade cristã, sentido de pertença à Igreja comunidade e compromisso missionário é o que o Senhor espera de todos aqueles que Ele escolheu e que aderiram a Ele livremente pela fé e pelo Batismo. É o que o Senhor espera de vós. Preparai-vos para isso neste tempo quaresmal, mediante a escuta mais assídua da Palavra de Deus, da oração mais intensa e da caridade mais generosa para com todos, juntamente com os outros cristãos das vossas comunidades, que iniciaram o caminho quaresmal. Que este tempo seja de conversão da mente e do coração, de aprofundamento da fé, de experiência de comunhão fraterna nas vossas comunidades”.

fotos por Jorge Carmona
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES