A nós, gente comum que não tem qualquer poder na cena internacional, ou mesmo nacional, parece que tudo quanto possamos fazer não muda nada, a não ser no que toca, eventualmente, à nossa salvação (o que não é pouco) ou ao bem-estar do próximo (o que é muito).
E, assim, vamo-nos queixando do mundo em que vivemos, sem valores, desorientado, vivendo para o momento, sem saber para onde ir.
É verdade que muitos são aqueles que dedicam tanto do seu tempo a ajudar o próximo, a minorar as suas necessidades. Percebemos que aquilo que fazemos é importante para quem ajudamos e para aqueles que ajudam. Mas poucas vezes nos damos conta de como é também importante para o mundo inteiro.
Esquecemos algumas realidades essenciais. Em primeiro lugar, esquecemos que o Deus único que em Jesus de Nazaré se fez um de nós, é comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo. Depois, esquecemos essa realidade maravilhosa de, efectivamente, todos nos encontrarmos dependentes uns dos outros, mesmo na simples vida do dia-a-dia (tudo o que temos e o que usamos, mesmo nos gestos mais insignificantes, tem o contributo e a marca de outros).
Mas, depois, esquecemos que não é verdade que aquilo que fazemos de bem não tenha nenhuma influência no mundo. É que praticar o bem em favor de quem quer que seja não só muda a vida desse outro como faz a diferença para o mundo inteiro, para toda a sociedade em que vivemos. Ser bom, praticar o bem, ajudar os outros muda o mundo. É uma pequena revolução de que não podemos nunca desistir: por causa daquele que ajudamos mas, também, por causa do mundo em que vivemos.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|