Lisboa |
Cerimónia foi presidida pelo Patriarca de Lisboa
Igreja de São Pedro em Peniche reabriu ao culto
<<
1/
>>
Imagem

A igreja de São Pedro, em Peniche, reabriu ao culto no passado Domingo, dia 23. Quase 400 anos depois da sua edificação e de mais de três séculos sem obras de grande vulto, a paróquia de Peniche celebrou o momento com uma celebração que encheu o templo e que foi presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

 

O Patriarca de Lisboa lembrou que, “ao longo dos seus 400 anos, esta igreja representa mais de 20 gerações de Peniche com ligação a este templo. Por isso, esta é uma Casa de Deus com passado e que, com este maravilhoso restauro terá futuro”. Na sua homilia, D. Manuel Clemente referiu que “as igrejas reconstruídas são também sinal de que a vida de Jesus Cristo nunca acaba e que, de restauro em restauro, a partir de Deus, é possível continuar”.

Depois de um período de encerramento de cerca de dois anos para obras de restauro e melhoramento, com um investimento global superior a 800 mil euros, a intervenção permitiu colocar a descoberto uma pintura barroca no teto da capela-mor, da autoria do pintor Pedro Peixoto, datada do início do século XVIII e que durante mais de um século esteve tapada. Na celebração de reabertura do templo, o pároco de Peniche, padre Pedro Silva, partilhou com toda a comunidade a “comoção, a fé e alegria”. “Sinto o peso e a fé que as pessoas de Peniche sentem por este edifício e o respeito pelo seu passado”, afirmou o pároco.

De referir que a obra contemplou a conservação e restauro de toda a arte sacra, a substituição do telhado do edifício, obras no altar e sacristia, abrangendo ainda alterações ao nível da pintura (interior e exterior). O projeto, da paróquia de Peniche, foi financiado em 80% pelo ‘Mais Centro’ - Programa Operacional Regional do Centro -, cabendo à paróquia de Peniche custear o investimento não elegível pela candidatura, correspondendo a aproximadamente 172 mil euros. Investimento que foi possível com a ajuda e envolvimento voluntário de toda a comunidade local, através de donativos e da realização de atividades, com o objectivo de angariação de fundos para as obras.

texto por Luísa Inês, Jornal ‘A Voz do Mar’ - Peniche; fotos por Filipe Amorim
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES