A Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático Católico de Lisboa ficou marcada, este ano, pela inauguração da nova sede diocesana, em Santa Maria dos Olivais. “Congratulo-me convosco pela nova sede diocesana hoje inaugurada e pela possibilidade de poderdes utilizar esta bela igreja para encontros de oração”, salientou D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa.
Durante este encontro, que decorreu em Domingo de Pentecostes, 8 de junho, na paróquia de Santa Maria dos Olivais, D. Joaquim Mendes recordou aos membros do Renovamento Carismático Católico de Lisboa que “viver segundo o Espírito significa ser testemunha do amor e da misericórdia de Deus”. “Viver segundo o Espírito é comprometer-se com Jesus na construção do seu Reino, que é um Reino de Paz, de Justiça, de Verdade e de Amor”, acrescentou. Na sua homilia, o Bispo Auxiliar do Patriarcado falou também de perdão e misericórdia: “A Igreja recebeu de Jesus a missão de comunicar, mediante o sacramento da Reconciliação, o dom da paz de Cristo ressuscitado, sob a forma de perdão e de reconciliação. O Espírito Santo abre o nosso coração ao amor e à confiança na misericórdia de Deus, que sempre nos perdoa e nos dá a força para perdoar”.
No passado dia 31 de maio, o Estádio Olímpico de Roma, em Itália, recebeu um encontro do Renovamento Carismático com o Papa Francisco, que reuniu mais de 50 mil participantes. Na celebração diocesana, D. Joaquim Mendes citou palavras do Papa no encontro em Itália: “Senhor, olha para o teu povo que espera o Espírito Santo. Olha para os jovens, as famílias, as crianças, os doentes, os sacerdotes, os consagrados, as consagradas, olha para nós bispos, para todos. E concede-nos aquele santa inebriação, a do Espírito, o que faz com que falemos todas as línguas, as línguas da caridade, sempre próximos dos irmãos e das irmãs que têm necessidade de nós”.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|