Lisboa |
Núcleo do Oeste dinamizou 'ForFé 2014'
"Se és escravo, vem fazer a Páscoa connosco"
<<
1/
>>
Imagem
Mais de duas dezenas de escuteiros, entre actuais e futuros dirigentes, participaram na edição deste ano do 'ForFé', organizado pela equipa de assistentes da Junta de Núcleo do Oeste do CNE – Corpo Nacional de Escutas e que decorreu no último fim-de-semana no CEO – Centro Escutista do Oeste, em Salir do Porto, concelho das Caldas da Rainha. "Se és escravo, vem fazer a Páscoa connosco" foi o repto lançado a dirigentes e caminheiros do Oeste.

 

Segundo o padre Jorge Sobreiro, tratou-se de “uma actividade de crescimento na Fé para todos nós, pois um escuteiro precisa de tempos de encontro com o Senhor”. Estiveram representados nesta actividade escuteiros dos agrupamentos de Alguber, Alfeizerão, Azueira, Benedita, Bombarral, Campelos e Santo Isidoro. “Depois de termos derrubado as muralhas de Jericó e descobrirmos que temos a força de Deus para vencermos os nossos obstáculos, fomos convocados para uma nova aventura”, frisou o assistente, a propósito desta actividade que pretendeu fazer a Páscoa e passar para a liberdade da vida no Homem Novo.

A surpresa da noite foi a presença, ao jantar, de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, que partilhou posteriormente com os escuteiros um momento de oração. “É importante que a luz de Cristo nos ilumine porque só ela nos vê verdadeiramente”, frisou na ocasião. D. Nuno Brás visitou pela primeira vez o CEO e, na ocasião, o Chefe de Núcleo, Rui Pedro, acompanhado pelo Assistente de Núcleo, padre Jorge Sobreiro, teve a oportunidade de conhecer as instalações do CEO e falar sobre a realidade escutista que se vive no Núcleo do Oeste. Antigo escuteiro do Agrupamento de A-dos-Cunhados (e natural do Vimeiro - Lourinhã), D. Nuno Brás recordou desta forma os seus tempos de juventude, tendo recebido como recordação desta visita, das mãos do Chefe de Núcleo, uma insígnia e uma anilha do CEO, um espaço que é frequentado anualmente por milhares de escuteiros portugueses e estrangeiros.

texto por Paulo Ribeiro
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES