“Apresento-me à porta de vossas casas” – foi deste modo que o Papa Francisco iniciou a Carta que dirigiu às famílias (de um modo particular às famílias cristãs). A todas elas o Papa pediu que rezassem pelo próximo Sínodo dos Bispos sobre a família. E acrescentava: “O apoio da oração é muito necessário e significativo, especialmente da vossa parte, queridas famílias; na verdade, esta Assembleia sinodal é dedicada de modo especial a vós, à vossa vocação e missão na Igreja e na sociedade, aos problemas do matrimónio, da vida familiar, da educação dos filhos, e ao papel das famílias na missão da Igreja. Por isso, peço-vos para invocardes intensamente o Espírito Santo, a fim de que ilumine os Padres sinodais e os guie na sua exigente tarefa”.
Poderia parecer que as famílias seriam apenas objecto de reflexão e que os seus problemas seriam deixados a outros para serem pensados e para lhes procurarem soluções. Com esta carta e com a ampla consulta que proveio do mundo inteiro, como dava conta o comunicado da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e, estou certo, com o convite a que várias famílias tomem parte no decorrer dos próprios trabalhos do Sínodo, as famílias são claramente tomadas como sujeito activo não apenas no quotidiano da vida da Igreja (já o eram desde sempre) como igualmente no próprio processo sinodal.
Trata-se – sublinhemos – de olhar para o lugar essencial que a família tem no seio da Igreja e do mundo, e de mostrar por um lado que é possível viver a vocação familiar tal como o Evangelho a propõe e, por outro lado, de chamar a atenção de todos para a verdadeira emergência familiar que sobretudo o mundo ocidental está a viver.
Desde o Sínodo sobre a família convocado no já longínquo 1980, de que resultou a Exortação “Familiaris consortio”, a realidade familiar modificou-se de um modo claro e veloz. Deixámos passar pela frente de todos muitos sinais dos tempos, sem lhes darmos atenção. É altura de não dar nem por adquirido o “Evangelho da família” nem de o dar como inevitavelmente perdido.
O Papa bate à porta de todos, em particular das famílias. Não será o caso de lhe abrir as portas?
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|