Lisboa |
Na Basílica dos Mártires
Patriarca de Lisboa foi investido pela Ordem de Malta
<<
1/
>>
Imagem
D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, foi investido Capelão Grã-Cruz Conventual ‘Ad Honorem’ da Ordem de Malta, em cerimónia realizada na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa, no passado dia 14 de dezembro.

 

As insígnias foram impostas pelo Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, por concessão do presidente do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta, D. Augusto de Albuquerque de Athayde. “Os encargos e serviços são graças. Assim os tomamos e cumprimos. Devemos estar sempre preparados para o que nos acontece na vida”, referiu D. Manuel Clemente, durante a homilia da Missa Solene de Natal, em que decorreu a investidura de novos membros da Ordem e que contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e do Bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias.

O programa das cerimónias natalícias da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta prosseguiu com um concerto de canções populares de Natal, com o grupo húngaro ‘Música Animae’, na igreja de Santa Luzia e São Brás, e encerrou com um jantar de beneficência.

 

Ordem de Malta

Fundada em 1899, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta é a única herdeira das tradições hospitalárias e assistenciais da ação dos Hospitalários de São João em Portugal. Desde a sua fundação que desenvolveu permanentes esforços no sentido de desenvolver iniciativas assistenciais em território português, bem como nos países africanos de língua oficial portuguesa, destacando-se o apoio na estrada aos peregrinos de Fátima (durante os meses de maio, agosto e outubro) e de São Tiago de Compostela (caminhos portugueses, durante o mês de julho).

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES