Lisboa |
Patriarca de Lisboa celebra Eucaristia pelas Filipinas
“Jesus Cristo reproduz em nós a sua própria atitude”
<<
1/
>>
Imagem
O Patriarca de Lisboa assegurou que “Deus não está fora das coisas mas está antes delas e por dentro delas”. Numa celebração em que foram lembradas as vítimas do tufão Haiyan nas Filipinas, D. Manuel Clemente sublinhou que o choro de Deus não é passivo mas “ativo e consequente”.

 

“Quando acontecem calamidades como foi a das Filipinas a nossa tendência, natural, é perguntarmo-nos: ‘Então e Deus o que faz?’", lembrou o Patriarca, numa celebração que decorreu no passado dia 21 de novembro, na igreja de Santa Isabel, em Lisboa, a pedido da Cáritas das Filipinas. Recordando a fragilidade do mundo e da humanidade, D. Manuel Clemente não deixou de lembrar que é no compromisso e na adesão a Deus que se encontra a forma de ultrapassar a fragilidade: “A começar pelos nossos corações e pela nossa solidariedade deixemo-nos estar aqui, esta é a rocha da cruz”. “Podemo-nos perguntar de que vale aos filipinos estarmos nós aqui, os que aqui estamos, nesta ocasião, nesta igreja, longe, a milhares de quilómetros, como outros estarão por outras partes do mundo. Vale, e é exatamente assim… vale pela intenção, vale pela presença, vale pela convicção. Vale porque Jesus Cristo reproduz em nós a sua própria atitude. Para que tudo se reconstrua, tudo comesse e nesta hora em que estamos juntos é uma hora em que com Jesus Cristo vamos para a reconstrução da cidade. É com sentimentos assim, verdadeiros, convictos que as coisas recomeçam”, afirmou.

“Ajudar no que for mais preciso” num gesto de solidariedade ativa. Foi desta forma que o Patriarca explicou o sentido da celebração e do donativo da Cáritas Portuguesa à Cáritas das Filipinas (25 mil euros), ao qual se juntou também a coleta daquela celebração (1209,64 euros). A Cáritas Portuguesa, recorde-se, abriu uma campanha de recolha de donativos para ajudar as vítimas do tufão Haiyan, nas Filipinas. A campanha ‘Cáritas Ajuda Filipinas’ tem disponível a conta com o NIB: 003603249910001215623.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES