Lisboa |
Conferência de D. Manuel Clemente sobre ‘A formação cristã na Diocese de Lisboa’
“A formação cristã é hoje uma necessidade acrescida”
<<
1/
>>
Imagem
Video
O Patriarca de Lisboa entende que os cristãos devem procurar as razões da sua fé através da formação cristã. Na conferência ‘A formação cristã na Diocese de Lisboa’, D. Manuel Clemente apontou ainda que “o grande formador é o Espírito Santo”.

 

Falando na abertura do ano pastoral do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), o Patriarca de Lisboa recordou um dos objetivos gerais do instituto – coordenar e fomentar a formação cristã – e centrou a importância das ações formativas. O Patriarca considerou este propósito “de suma importância e atualidade, porque a formação, quer em sentido teológico e existencial, quer em sentido pedagógico e situado, é hoje uma necessidade acrescida”. “Em sentido teológico e existencial, porque a construção e reconstrução das nossas vidas na conformação com Cristo e por ação do seu Espírito é o único significado que o tempo de cada um pode ganhar. E todo o percurso autenticamente “cristão” – em que esta palavra passe de adjetivo a substantivo – é realmente interminável, pois que em Cristo se unem toda terra e todo o céu”, garantiu.

Nesta conferência, que teve transmissão vídeo em direto no Patriarcado TV (disponível no canal 210021 do MeoKanal) e no site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt), D. Manuel Clemente considerou que o grande formador é o Espírito Santo. “Sabemos, os cristãos, que em Cristo se resume todo o passado – mesmo o “antes de Cristo” que ainda hoje persiste –, como se oferece todo o futuro, até que a sua vida ressuscitada e ressuscitadora impregne e transfigure a vida inteira dum mundo que só paulatinamente se desdobra. Assim acontece na vida de cada um de nós, em permanente conversão a Cristo por ação do Espírito, que não permite que O esqueçamos. É também por isso que o grande Formador é o Espírito Santo, nunca por demais invocado”. Neste sentido, focou a atenção na importância da formação constante: “Porque o sabemos, mantemo-nos em disponibilidade ativa para uma formação constante, lendo os sucessivos “sinais do tempo”, como quem lê e interpreta nas diversas situações outros tantos apelos do mundo e outras tantas respostas que Cristo lhe quer dar. E assim mesmo as dará através do corpo eclesial onde a sua obra continua e de algum modo se amplia, permanecendo essencialmente sua”.

 

Crescer no conhecimento e testemunho de Cristo

Na conferência sobre ‘A formação cristã na Diocese de Lisboa’, o Patriarca desejou também que a diocese fomente ações de formação. “O mesmo se diga quanto ao “fomentar” ações formativas, que, por iniciativa própria do Instituto Diocesano ou provindas de outras instâncias que na Diocese se localizam também, embora não exclusivamente, integram o conjunto. O Instituto Diocesano de Formação Cristã entende-se como mesa larga de acolhimento, partilha e avanço de quanto o Espírito nos ofereça, para todos crescermos no conhecimento e testemunho de Cristo e do seu Evangelho”.

Na sua intervenção na noite do passado dia 17 de outubro, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, que é sede do IDFC, D. Manuel Clemente citou também a Nota Pastoral da CEP intitulada ‘Promover a renovação da pastoral a Igreja em Portugal’ que, “em coincidência, diz outro objetivo do Instituto Diocesano da Formação Cristã, propondo-se «contribuir para a formação de uma consciência cristã capaz de fazer uma leitura crítica, responsável e interventiva da atualidade»”.

fotos por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES