Lisboa |
Jornadas Nacionais de Catequistas
“Obrigado pelo vosso trabalho na missão”
<<
1/
>>
Imagem
“Em nome dos Bispos de Portugal vos saúdo e vos digo: obrigado”. As palavras são do presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Francisco dos Santos, na abertura das Jornadas Nacionais de Catequistas, que decorreram em Fátima, de 4 a 6 de outubro, com o tema ‘Chamados à salvação pela fé em Jesus Cristo’.

 

D. António Francisco dos Santos saudou todos os catequistas presentes, e também aqueles que não puderam “estar fisicamente”, e agradeceu “a perseverança e generosidade” com que os catequistas aceitam e vivem “ a sua missão em Portugal”.

Recordando o Congresso Internacional de Catequese, que se realizou recentemente em Roma, este responsável, que é também Bispo de Aveiro, salientou que num processo de Nova Evangelização “é importante que a catequese não permaneça com as mesmas características” do passado. “O mundo precisa mais testemunhas do que de mestres como nos diz o Papa Paulo VI. Ser catequista é uma missão e vocação. Não fazemos catequese mas somos catequistas. Os nossos jovens têm o direito de esperar de nós um rosto de coerência de testemunho de vida que lhes manifesta a alegria de acreditar”, afirmou.

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé lembrou ainda as prioridades da catequese em Portugal: “Continuar o esforço feito pelo Despertar da Fé; continuar e avançar no caminho da Catequese Familiar, parental e intergeracional; esforçarmo-nos para formar, cada vez melhor o catequista”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES