Férias é tempo de descanso, descontração, oração e cultura. Para ajudar a planear o seu tempo de paragem anual, o Jornal VOZ DA VERDADE deixa algumas sugestões para incluir na sua agenda.
Uma Casa Aberta a Todos - o novo Patriarca fala dos grandes temas
Paulo Rocha, diretor da Agência Ecclesia, é porventura o jornalista português que mais tem acompanhado, no tempo, o novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Tem gravadas com ele centenas de horas de conversa e comentários à atualidade da Igreja e do mundo. No livro ‘Uma Casa Aberta a todos - o novo Patriarca fala dos grandes temas’, podem-se retirar as linhas fundamentais do pensamento de D. Manuel Clemente. Apresentada esta semana, a obra contém um núcleo extenso de entrevista, onde o novo Patriarca aceita falar abertamente de todos os grandes temas em debate e das expectativas desta hora.
O livro apresenta, depois, uma espécie de «dicionário» de A a Z, com as entradas fundamentais do seu pensamento e é complementado por um precioso e original repositório fotográfico. ‘Uma Casa Aberta a todos’ tem a chancela da Paulinas Editora.
'Importante… São os Jovens!'
Da autoria de um chefe de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE), António Duarte de Almeida, o livro ‘Importante… São os Jovens!’ aborda mais de 60 anos de vida dedicados ao Escutismo, muitos deles na área da formação. Segundo o autor, a escolha do título deste livro prende-se com a missão dos dirigentes do CNE. “Disse muitas vezes aos Caminheiros, no dia da sua investidura de dirigentes, que se lembrassem que deixavam de ser importantes para o Escutismo, importantes são os jovens que a vocês serão confiados”, frisou, no dia da apresentação que contou com a presença do novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Este livro está integrado nas comemorações dos 90 anos do CNE, que está a ser celebrado durante este ano escutista.
Exposição ‘A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de São João Batista’
Está patente até ao dia 29 de setembro de 2013, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de Arte Antiga e na Igreja e Museu de São Roque, em Lisboa, uma exposição que evoca a “esplendorosa Basílica Patriarcal de Lisboa”. “Cenário único, onde se levava a efeito uma surpreendente emulação da corte pontifícia, entendida como elemento de prestígio da própria corte portuguesa, tornou-se numa das mais dramáticas perdas geradas pelo Terramoto de 1755. Possuía uma extensão, felizmente poupada pelo sismo: a Capela de São João Batista, também encomendada por D. João V com o respetivo tesouro e edificada na Igreja de São Roque. Evocar essa encomenda e o caminho que conduz da Patriarcal à Capela Real de São João Batista, exumando fontes e vestígios que o tempo parece ter querido apagar, é o objetivo desta exposição, dividida entre o Museu Nacional de Arte Antiga e a Igreja e Museu de São Roque”, informa um comunicado.
Igreja e Museu de São Roque
Visitas orientadas: quartas e domingos - 15h30 | exceto 18 agosto 1º domingo do mês (4 agosto e 1 setembro) - 11h30
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|