Estão neste momento a decorrer os campos vocacionais do Patriarcado de Lisboa, mais conhecidos por “Campanários de Verão”. Tratam-se de propostas que a nossa diocese faz, por meio do Pré-Seminário, a todos os rapazes entre o 7º ano e o 11º ano que queiram ter uma experiência de fé e de Igreja no período inicial das suas férias.
O primeiro Campanário teve lugar entre os dias 1 e 5 de Julho, e foi destinado a rapazes do 7º e 8º anos. Para os rapazes mais velhos, isto é, do 9º ao 11º ano, o Campanário acontece do dia 9 ao dia 13 de Julho. Tudo isto decorre nas instalações do Seminário de Penafirme.
Mas no que é que consiste precisamente esta proposta vocacional? Ela é antes de mais uma janela de oportunidade para que os rapazes que aceitem este desafio possam experimentar viver o seu tempo de férias de um modo novo. Aqueles que aceitam ir a um Campanário, têm a possibilidade de se retirarem dos programas normais que poderiam fazer para no fundo, encontrarem-se com Jesus e com a Igreja. Ou seja, redescobrir a fé, não isoladamente, mas com tantos outros da mesma idade e com a ajuda dos animadores e dos padres. E isto acontece através das muitas experiências que os vários dias num Campanário proporcionam: ir à praia, momentos de catequese, jogos de futebol, tentar resolver um mistério em equipa, espaços de partilha, participar nos serviços quotidianos (lavar loiça, arrumar as camaratas, etc), noites de oração, eucaristia, jogos nocturnos etc. E o que é que tudo isto tem de vocacional? No fundo, por meio desta diversidade de experiências, criam-se as condições para que estes rapazes vão aprendendo a descobrir que a fé é sempre a experiência de ser chamado por Cristo e de responder a esse chamamento. Aprender esta base é o primeiro passo fundamental, para que depois no futuro, cada rapaz possa perguntar com confiança a Jesus qual é o seu caminho específico dentro da Igreja.
H.S.I. – Homem sobre Investigação
Ora, concretamente este ano, quem arriscar embarcar nesta aventura vocacional irá “entrar” no “Quartel de Operações Especiais”, e ser-lhe-á entregue uma missão importantíssima: H.S.I. – Homem sobre Investigação. Entre missões secretas e operações delicadas, os rapazes terão oportunidade de ir respondendo a algumas perguntas: o que é o Homem? Quem sou Eu? O que é que Jesus me ensina acerca de mim? Fica pois o convite a que os nossos leitores possam rezar por estes rapazes e pelos frutos vocacionais dos Campanários de Verão, e ainda convidar algum que possa e queira participar no Campanário de 9 a 13 de Julho.
_______________
![]() |
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|