Lisboa |
Objetos de devoção e oração
Bispo Auxiliar inaugurou museu com mais de 100 terços
<<
1/
>>
Imagem

São 105 os terços expostos no recém-inaugurado Museu do Terço. Patente na Biblioteca do Convento dos Paulistas, na igreja de Santa Catarina, em Lisboa, a exposição foi feita a partir de uma coleção de 900 terços que o cónego João Rocha legou a esta paróquia da cidade.

 

“No Museu do Terço é apresentada parte da coleção, dada a sua extensão, com peças de enorme beleza e valor, bem como terços mais comuns e populares”, informa a paróquia, em comunicado. O Museu do Terço foi inaugurado no passado dia 30 de maio, por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa. “Ao longo dos séculos, o terço foi sendo valorizado quer em termos materiais quer nas tipologias. O interesse ao observar estas peças é perceber que se trata de objetos que passaram gerações, famílias. Pessoas que os ‘desgastaram’ com o passar das contas. Por estas peças passou muita oração, muitas intenções, muita contemplação”, acrescenta a nota.

A exposição dos terços está aberta ao público às terças e quintas-feiras, das 15h00 às 17h30, havendo a possibilidade de marcação para outro horário em caso de grupos superiores a dez pessoas, através do e-mail paroquiacatarina.lx@gmail.com. O bilhete para o Museu do Terço custa 2 euros, sendo que o bilhete conjunto para ver a sacristia, a exposição e a portaria tem um custo de 3 euros.

 

Informações: 213464443 ou www.paroquiascatarinamerces.com

foto por Alexandre Salgueiro
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES