Lisboa |
Pentecostes
“É preciso dar maior lugar ao Espírito Santo na nossa vida”
<<
1/
>>
Imagem
O Administrador Apostólico de Lisboa, D. José Policarpo, lembrou, em Domingo de Pentecostes, a importância de dar lugar ao Espírito Santo na vida dos cristãos.

 

“O Espírito Santo liberta o nosso corpo do pecado. Para todos nós que celebramos o Pentecostes, não vos esqueçais: é preciso dar maior lugar ao Espírito Santo na nossa vida. É preciso tomá-lo mais a sério”, afirmou, durante a homilia da Missa a que presidiu na Sé Patriarcal de Lisboa.

O Cardeal Policarpo sublinhou depois a capacidade do Espírito Santo como libertador e lembrou as palavras do Papa Francisco. “O atual Papa, numa das suas intervenções, ainda como Arcebispo de Buenos Aires, mas que já repetiu como Papa Francisco, disse com graça: ‘A Igreja não é uma ONG. É mais do que isso. É completamente diferente. É o povo do Senhor’. E é o Espírito que nos dá esta capacidade de amar a Igreja, de acreditar na Igreja, de amar na Igreja. Pode ser a consequência para a qual apontam as leituras de hoje”, referiu.

 

Viver o sofrimento como dom do Espírito

O atual Administrador Apostólico da Diocese de Lisboa, Patriarca José Policarpo, lembrou aos jovens que existe “uma relação inevitável entre a fé, o amor cristão e o sofrimento”. No passado sábado, 18 de maio, o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa promoveu a habitual Vigília Pentecostes, na Sé de Lisboa. Nesta celebração, que teve como tema ‘Rezar pela Igreja que sofre’, que contou com a colaboração da Ajuda à Igreja que Sofre, Organização Pública dependente da Santa Sé, D. José Policarpo frisou que “na cultura em que vivemos foge-se do sofrimento” e apelou para a necessidade de ver o sofrimento como “um dom do Espírito vivido com a força do amor de Deus”.

fotos por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES