Lisboa |
Festas do Espírito Santo em Alenquer
Bispo Auxiliar sublinha a presença do Espírito Santo
<<
1/
>>
Imagem

“O Espírito [Santo], por vezes, surpreende, desconcerta, derruba muros e barreiras que pareciam intransponíveis, abre portas e corações, aproxima as pessoas, suscita a linguagem do amor, cria entendimento, relações, unidade e comunhão”. As palavras são de D. Joaquim Mendes, durante as festas do Espírito Santo, que decorreram no Domingo de Pentecostes, em Alenquer.

 

Na alocução após a procissão pelas ruas de Alenquer, o Bispo Auxiliar de Lisboa apontou que “a verdadeira comunhão e unidade entre os homens nasce de Deus, é obra do Espírito e não dos homens”. “O Espírito tem o poder de congregar, unir, criar laços, lançar pontes, unir povos, formar comunidades fraternas, onde as pessoas se respeitam, se preocupam umas pelas outras, onde o bem comum está acima dos interesses pessoais, onde se está bem, onde é bom viver”, assegurou.

Salientando que “o Espírito Santo é o amor de Deus e de Jesus Cristo que abre caminho à partilha, à caridade cristã, à solidariedade, à solicitude pelos pobres e necessitados”, D. Joaquim Mendes observou que “celebrar a festa do Espírito Santo é celebrar o amor de Deus encarnado e partilhado em gestos de caridade fraterna, de proximidade e de gratuidade”.

Nesta sua mensagem, que decorreu após a procissão em Alenquer, o Bispo Auxiliar do Patriarcado lembrou o papel da Rainha Santa Isabel, que “deixou às gentes de Alenquer e arredores esta herança da fé, da devoção ao Espírito Santo, da caridade cristã, da partilha, da fraternidade”. “E as gentes de Alenquer conservaram esta herança, integraram-na na sua vida e, para onde foram, levaram-na consigo, e a devoção e as festas do Espírito Santo implantaram-se um pouco por todo o mundo”, lembrou.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES