O Dia da Igreja Diocesana, uma conferência do Cardeal-Patriarca, duas exposições e o Dia do Corpo de Deus vão marcar a Semana da Fé que o Patriarcado de Lisboa organiza de 26 de maio a 2 de junho.
Numa carta dirigida aos párocos e às comunidades cristãs do Patriarcado, D. José Policarpo anuncia que esta semana se insere no Ano da Fé. “O nosso Ano Pastoral continua dinamizado pela vivência do Ano da Fé, convocado por Sua Santidade Bento XVI. O Papa Francisco, na simplicidade do seu testemunho de Pastor, veio acentuar este desafio de coerência com a Fé que recebemos como o mais precioso dom de Deus. Para sermos fiéis a este chamamento, neste tempo pascal decidimos organizar uma Semana da Fé que terá início no dia 26 de Maio, Dia da Igreja Diocesana, e o seu termo na Solenidade e Procissão do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, pela primeira vez, este ano, celebrada não num dia santo de guarda, mas no Domingo 2 de Junho. É preciso que a Diocese, e sobretudo a Cidade de Lisboa, mostrem que o fim provisório, assim o esperamos, do Dia Santo do Corpo de Deus, não diminuiu o nosso amor à Eucaristia, adorada em procissão pelas ruas de Lisboa”, salienta o Cardeal-Patriarca.
O Dia da Igreja Diocesana mais concorrido de todos?
Segundo a carta enviada esta semana às comunidades, a Semana da Fé integra também o Dia da Igreja Diocesana “que contemplará, de modo especial, todos aqueles e aquelas que têm como missão proclamar a Fé”. “Espero, com a ousadia da esperança, que a Diocese convirja, nesse dia, para o Colégio dos Salesianos, em Manique, fazendo deste Dia da Igreja Diocesana o mais concorrido de todos”, observa.
Nesta Semana da Fé, D. José Policarpo irá também proferir uma conferência, no dia 30 de Maio, a partir da igreja de São João de Deus, “que será transmitida para toda a Diocese, através do Site do Patriarcado”, em www.patriarcado-lisboa.pt, e serão ainda apresentadas “duas Exposições, para o grande público, sobre duas expressões da fé: na beleza e na arte, e na ajuda fraterna aos irmãos”.
Peregrinação Diocesana a Peniche
Nesta carta dirigida aos párocos e às comunidades cristãs do Patriarcado, o Cardeal-Patriarca informa que o encerramento do Ano da Fé na Diocese de Lisboa será feito no dia 24 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei, com uma Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Peniche. “Para toda a Igreja, mas de modo especial para nós portugueses, a peregrinação da fé é sempre com Maria, indo ao encontro de Maria. Ela abrir-nos-á o coração ao mistério do Seu Filho, Jesus Cristo, sacramento do amor infinito que Deus nos tem. Como vosso Pastor, quero ir à vossa frente, transformando a nossa vida com a novidade e a surpresa da fé”, assegura D. José Policarpo.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|