“Feliz és tu, que acreditaste…” (Lc. 1, 45). Foi esta grande fé da Virgem Maria que motivou os sacerdotes e diáconos da Vigararia de Mafra a organizarem a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à sua Vigararia.
Esta iniciativa insere-se plenamente no Ano da Fé proclamado por Bento XVI para toda a Igreja, pois a Virgem Maria entregou-se confiadamente nos braços de Deus desde o momento da Anunciação - “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra” - até à sua Assunção para o Reino definitivo que seu Filho antecipa e nos faz saborear já neste mundo. A visita da imagem pretende, pois, ser um momento de aprofundamento da fé em Deus Pai Criador, no Seu Filho Redentor, no Espírito Santo Vivificador e na Igreja, na qual se manifesta a Santíssima Trindade, que oferece a plenitude de vida a todo o ser humano. A Virgem Maria é a grande intercessora, Aquela através da qual chega até nós a graça de Deus.
Como preparação para esta visita, a Vigararia editou um livro com sete catequeses sobre o Credo, que está a ser utilizado pelas paróquias que dela fazem parte. Também foram realizadas, na Basílica de Mafra, três conferências sobre a mensagem de Fátima: uma pela Irmã Ângela, outra por Aura Miguel e outra ainda por Madalena Fontoura e Rui Corrêa de Oliveira. Este sábado, dia 2 de Março, decorreu um Encontro Vicarial de Jovens, também sobre as razões da nossa fé, estando ainda prevista uma conferência, pelo Cónego Tito Espinheira, sobre a Fé, no dia 5 de Abril.
A visita da imagem peregrina à Vigararia de Mafra terá, certamente, um momento muito forte na grande celebração do dia 22 de Junho, no Terreiro de D. João V, em frente à Basílica de Mafra, presidida por D. Nuno Brás: recitação do Terço, Eucaristia e Procissão de Velas.
No dia seguinte, 23 de Junho, a Vigararia vai acompanhar a imagem até à sua “casa”, o Santuário de Fátima. Aí celebraremos também a Eucaristia, como ação de graças a Deus pelos benefícios trazidos (e esperamos que sejam muitos e profundos) pela visita de que fomos beneficiados.
O importante é que a fé dos católicos de Mafra cresça até à estatura de Cristo, de modo a iluminar os que andam nas trevas do desânimo ou da indiferença.
Calendário 7 de Março - Mafra 17 de Março - Alcainça 24 de Março - Cheleiros 31 de Março - Santo Isidoro 8 de Abril - Sobral da Abelheira 14 de Abril - Encarnação 22 de Abril - Livramento 29 de Abril - Enxara do Bispo 6 de Maio - Milharado / V. F. do Rosário / Gradil 26 de Maio - Ericeira 1 de Junho - Venda do Pinheiro 7 de Junho - Igreja Nova 13 de Junho - Cheleiros (Carvalhal) 17 de Junho - Malveira 21 de Junho - Mafra 22 de Junho - Celebração Vicarial em Mafra 23 de Junho - Peregrinação Vicarial a Fátima, para entrega da imagem![]() |
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|