Lisboa |
Exposição
‘S. Julião. Memórias da antiga igreja’, na Baixa de Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima organiza uma exposição com o espólio da igreja de São Julião, na Baixa de Lisboa, cuja venda permitiu comprar o terreno onde foi construída a igreja paroquial.

 

“A Igreja de S. Julião foi vendida em 1933, pela proprietária, a Arquiconfraria do Santíssimo Sacramento, ereta na referida Igreja, ao Banco de Portugal para nela serem instalados vários serviços. Com a verba assim obtida a Arquiconfraria adquiriu o terreno onde viria a ser construída a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, nas Avenidas Novas, em Lisboa; por este motivo, parte significativa do espólio foi transferido para a nova Paróquia, ali se conservando inédito até aos nossos dias”, conta um comunicado. A mostra, que tem como tema ‘S. Julião. Memórias da antiga igreja’, é organizada na comemoração do 75º aniversário da igreja de Nossa Senhora de Fátima e vai estar patente ao público nos dias úteis de 28 de fevereiro a 31 de maio, das 10h às 17h, com entrada livre. “Pelo facto da abertura ao público do Museu do Dinheiro (instalado na referida Igreja após profundas obras de requalificação), coincidir com o 75.º Aniversário da inauguração da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, a Comissão Executiva das Comemorações propôs ao Banco de Portugal esta iniciativa”, acrescenta a nota informativa, sublinhando que foi selecionado “um significativo espólio documental assim como alfaias litúrgicas, esculturas, mobiliário e paramentaria num total de 80 objetos”. 

A exposição é patrocinada pelo Banco de Portugal, Companhia de Seguros Lusitânia, Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Museu Nacional de Arte Antiga, contando ainda com a colaboração do Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa, José Alcântara da Cruz e um grupo de voluntários leigos da paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES