Sessenta alunos do 10º e 11º ano do Colégio Marista de Carcavelos estiveram na fila da frente da Aula Paulo VI, durante a audiência-geral com o Papa, na quarta-feira seguinte ao anúncio da renúncia de Bento XVI ao seu Pontificado.
“Foi uma experiência difícil de descrever”, testemunhou ao Jornal VOZ DA VERDADE o vice-diretor do Colégio Marista de Carcavelos, Rogério Gomes. A presença nesta audiência, "que já estava prevista desde Setembro de 2012", o momento em que começou a ser preparada a visita cultural dos alunos daquele colégio a Roma, foi "uma feliz coincidência", destacou o professor do Colégio Marista. "O facto de podermos testemunhar este momento que é histórico e de podermos estar na última audiência formal do Papa foi algo que nos marcou e nos vai deixar esta marca para o resto das nossas vidas", observou o vice-diretor, que também esteve presente em Roma. "Antes da audiência-geral começar criou-se um ambiente muito engraçado, porque vários grupos cantavam e tocavam", conta Rogério Gomes, salientando que o grupo de Lisboa decidiu também entrar na festa: “A dado momento, também nós resolvemos animar um pouco a sala, com os cânticos que estávamos a preparar para a Eucaristia da noite. Foi um momento muito agradável", observa. Rogério Gomes faz questão de destacar, também desta audiência, "a mensagem que o Papa deixou", o que, refere, "proporcionou um momento que todos nós dificilmente iremos esquecer". Visita ao túmulo do fundador dos irmãos Maristas Este momento, vivido pelos sessenta alunos e seis professores que acompanharam o grupo foi, assim, "imprevisto", e tornou-se o "ponto alto" da visita do Colégio Marista de Carcavelos a Roma, que contou também com uma visita ao túmulo do fundador dos irmãos Maristas, Marcellin Joseph Benoît Champagnat, canonizado pelo Papa João Paulo II em 1999. Segundo este professor, tentou-se que esta visita "fosse significativa" para os alunos, e por isso celebraram, também, Eucaristia na Igreja de Santo António dos Portugueses e estiveram com o superior geral da Congregação dos Irmãos Maristas. "Foi um conjunto de acontecimentos que estavam previstos e que de alguma forma tornaram estes cinco dias como que únicos e irrepetíveis”, garante.Bispos de Portugal agradecem testemunho de Bento XVI
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) destaca a “fé forte e constante”, o “zelo apostólico de quem se fez tudo para todos”, “o estilo pessoal de grande simplicidade”, e a “coragem heroica com que o Papa Bento XVI afrontou os problemas que surgiram”, durante o seu Pontificado. Num comunicado divulgado no início desta semana pelo Conselho Permanente da CEP, os bispos portugueses manifestam o seu agradecimento pelo “precioso dom do Pontificado de Bento XVI”, começando por salientar que foi “com surpresa” que receberam a notícia da decisão do Papa em renunciar “ao ministério que recebeu”.
Sublinhando a “corajosa lucidez” no reconhecer “as limitações de saúde e forças para exercer adequadamente o ministério ao serviço da Igreja”, os bispos de Portugal exprimem o “profundo afeto e gratidão” a Bento XVI, garantindo que “ o seu exemplo de orante” é um “incentivo a considerar a oração como parte integrante da missão da Igreja”.
Em nota final, o Conselho Permanente da CEP pede “a oração dos católicos e de todos os crentes para que os Cardeais saibam discernir e escolher o candidato mais apto para assumir a missão de sucessor do apóstolo Pedro”.
________________
‘Obrigado Bento XVI’, na janela de sua casa
Numa ação de um grupo de leigos da Diocese de Lisboa, estão a ser distribuídos gratuitamente dois cartazes com a imagem de Bento XVI, com o objetivo de “realizar um gesto de unidade e reconhecimento pelo Santo Padre”, refere um texto enviado aos párocos do Patriarcado. Para estes cartazes foram escolhidos o sorriso de Bento XVI e o momento de oferta da Rosa de Ouro em Fátima, aquando a visita do Papa a Portugal, em Maio de 2010. A proposta é de que este cartaz seja colocado na janela de casa, com vista para a rua, “dando assim este sinal público de homenagem”, explica a respetiva carta.
Os 400 mil cartazes estão a ser distribuídos, gratuitamente, através das paróquias da Diocese de Lisboa, tendo como centros de distribuição a instalações do Patriarcado de Lisboa e as paróquias de Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Amparo de Benfica e São João de Deus, em Lisboa, e Oeiras.
________________
Jovens de Lisboa, de novo, com Bento XVI
Os jovens do movimento ‘Eu Acredito’ vão encontrar-se no dia 28 de fevereiro para rezar pelo Papa Bento XVI, no último dia do seu Pontificado. “Queremos viver este momento especial da Igreja em conjunto, com muita alegria e confiança”, refere um comunicado enviado ao Jornal VOZ DA VERDADE. O programa deste encontro prevê a concentração dos jovens no Largo de São Domingos, Rossio, em Lisboa, pelas 19 horas, Eucaristia às 19h30 e tempo de oração, às 20h30.
O ‘Eu Acredito’ surgiu em 2010, por ocasião da visita de Bento XVI a Portugal e da Missa a que presidiu no Terreiro do Paço, e reúne jovens de diversos movimentos juvenis presentes no Patriarcado de Lisboa. Segundo este movimento, esta será “uma oportunidade única da Igreja jovem voltar a mostrar a sua força, e de agradecer o Pontificado do Papa Bento XVI”.
“Voltaremos a usar as t-shirts azuis do ‘Eu Acredito’, como forma de recordar a Missa no Terreiro do Paço, e os dias que o Papa passou em Portugal”, sublinha o comunicado.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|