“Só o amor de Deus enche o coração. Se não se tem o amor de Deus, então tem de se arranjar muita ‘tralha’, que, por mais e melhor que seja, não consegue satisfazer a sede de amor, de amar e de ser amado”, referiu D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, na celebração do ‘Natal dos Sem-Abrigo’, no passado Domingo, 16 de Dezembro.
Referindo que “todos os anos a Comunidade de Vida e Paz proporciona este encontro de Natal, de solidariedade e de fraternidade”, D. Joaquim Mendes acentuou que “Jesus que se fez um de nós, que se solidarizou connosco, que nos veio dizer, com palavras e com gestos, como éramos importantes para Deus, seu Pai e nosso Pai, se fez próximo de todos, particularmente dos que mais sofrem, dos que mais precisam”.
D. Joaquim Mendes presidiu à Eucaristia do III Domingo do Advento, um tempo que apela à conversão por actos concretos. “A conversão tem de passar à vida, ao fazer, ao operar, ser traduzida em ações concretas”.
Segundo o bispo auxiliar, as indicações de João Baptista, de quem se falava nos textos bíblicos lidos naquele Domingo, “conservam plena atualidade: a partilha; a prática da justiça, o não ir para além do que é devido; o respeito e a delicadeza para com todos; a moderação e a consideração do bem comum”.
Referindo-se à alegria cristã, “a verdadeira alegria do Natal” que “exige uma conversão de vida”, D. Joaquim Mendes observou que “esta alegria é um dos desejos mais profundos do coração humano”. “Muitos se iludem, ao procurarem satisfazer este desejo em fontes inquinadas e superficiais ligadas ao prazer, ao ter, ao consumir, ao divertimento vazio, acabando por encontrar não a alegria que buscavam, mas, tantas vezes, a desilusão, a frustração, o sofrimento e, por vezes, até a angústia. A verdadeira alegria tem sempre uma pessoa na sua raiz. Para o crente é Deus. Ele é a fonte da verdadeira alegria”, frisou.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|