No início deste ano pastoral, o Pré-Seminário assumiu um novo grupo, nascido da necessidade que se verificava de fazer caminho de formação cristã e caminhada vocacional com rapazes mais velhos, universitários ou já a trabalhar.
Daí a novidade deste grupo dos pré-universitários que engloba agora rapazes nessa situação e também os que se encontram no 12ºano a terminar o ensino secundário. Desta forma, têm maneira de estar num grupo que os interpele à resposta que pela sua vida, são chamados a dar a Deus. O Pré Seminário alarga assim o horizonte de rapazes que acompanha, podendo estes participar desde o 7ºano de escolaridade até à idade contemplada neste novo grupo. Como caminho que agora começa para este grupo, os instrumentos serão a participação em encontros de fim de semana, de 6ºfeira a domingo, um por cada trimestre (aberto a rapazes que vêm pela primeira vez) e um dia mensal de encontro numa paróquia a designar. Por outro lado, também o acompanhamento pessoal por meio da direcção espiritual de um dos padres da equipa do Pré Seminário ou outro, é uma aposta para este desafio de crescer apoiados na vontade do Senhor. Primeiro retiro vocacional dos Pré-Universitários: Pela fé, escuta… Foi nesta atitude que aconteceu no passado fim de semana, entre o dia 23 e 25 de Novembro, o primeiro retiro dos pré-universitários do Pré-Seminário. Mesmo já tendo participado nos primeiros encontros juntamente com todos os outros pré-seminaristas, o grupo teve agora o seu primeiro retiro reservado aos elementos que o constituem. O local do encontro foi o Seminário Maior de S. José de Caparide, onde residem os seminaristas do ano propedêutico e do primeiro ano da faculdade da nossa diocese de Lisboa e também de várias outras. O próprio contacto dos pré-universitários com alguns dos seminaristas que ali se encontravam nos três dias foi importante para a partilha de experiências e da vivência em comunidade de seminário. No estilo de um retiro, o encontro foi um tempo de encontro com Deus e com os outros, de recolhimento e de oração, onde o desafio permanente foi a escuta. Num ano em que somos convidados a olhar a fé e no qual o próprio Pré-Seminário adoptou o seu lema a partir daí, este foi o ponto de partida: a fé nasce da pregação e esta vem da escuta da Palavra de Deus. S. Paulo, como apóstolo de Cristo, foi o exemplo abordado de alguém cujo testemunho nasce da escuta de Deus, da escuta da Igreja e da escuta dos sinais do nosso mundo. A partir daqui foi possível estabelecermos a ponte para a escuta da Palavra de Deus e como ela é acolhida e vivida em nós. Os momentos de reflexão e partilha, a vida litúrgica na eucaristia e nos tempos de oração propostos, bem como o visionamento e a discussão do filme “Dos deuses e dos homens” foram fulcrais neste encontro. Tudo isso ajudou à compreensão de que escutar a Deus por meio destas dimensões é fundamental para O conhecermos e para podermos ultrapassar tudo aquilo que nos afasta d´Ele, respondendo-Lhe de forma generosa e verdadeira. ______________________Grupo vocacional de raparigas: Grupo “Mais além…” inicia a sua caminhada deste ano…
Recomeçou, no passado dia 10 e 11 de Novembro, a caminhada do Grupo “Mais além”, com o seu primeiro encontro trimestral do ano lectivo 2012/13. Este é um grupo vocacional de raparigas, reunindo aquelas que, tendo participado nos campos vocacionais das férias, experimentam o apelo a prosseguir alguma forma de acompanhamento, iniciando um caminho que as leve mais além na procura e na resposta vocacional ao projecto de Deus para as suas vidas. O Grupo “Mais além…”, que integra pouco mais de 20 raparigas da nossa diocese, e funciona com dois grupos mais pequenos, o primeiro para as adolescentes dos 12 aos 14/15 anos (do 7º ao 9º ano de escolaridade), e o segundo para as jovens dos 15/16 aos 18 anos (do 10º ao 12º ano de escolaridade). Reúne um sábado e domingo por período escolar, bem como nos campos vocacionais do Natal, Páscoa e Verão. Tem como animadoras seis consagradas de quatro institutos religiosos e um instituto secular, bem como cerca de seis jovens raparigas, da equipa da pastoral das vocações e/ou em processo de discernimento vocacional. Este ano, o Grupo “Mais além…” procurará aprofundar os apelos e dinamismos da fé, tendo-se centrado o encontro de Novembro na fé como porta e iniciação à nova vida oferecida em Jesus Cristo. A este grupo pode chegar qualquer rapariga da nossa diocese com estas idades, em qualquer dos encontros do ano, desde que participe previamente num dos campos vocacionais das férias. Basta para tal que nos contactem a manifestar intenção de o fazer e estejam conscientes de que este não é um grupo de convívio nem de catequese paroquial. O Senhor conduza o percurso deste grupo sempre mais além, apoiado na oração de todos os que cuidam e rezam pelas novas e santas vocações consagradas na Igreja ______________________![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|