Lisboa |
500 anos da Assinatura do Livro do Compromisso
Nossa Senhora do Pópulo recorda que Cristo não abandona
<<
1/
>>
Imagem

Durante as comemorações dos 500 anos da Assinatura do Livro do Compromisso do Hospital de Nossa Senhora do Pópulo pela Rainha D. Leonor, D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, lembrou que Cristo “não abandona aqueles que por quem entregou o seu corpo e o seu sangue”.

 

Na igreja de Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas da Rainha, no passado dia 15 de Agosto, D. Nuno Brás sublinhou a importância daquele templo: “Nossa Senhora do Pópulo, assim a evocamos aqui neste templo que os nossos antepassados construíram. Fizeram-no para aqui se poderem reunir no louvor e acção de graças de Deus. Fizeram-no para que na cidade se encontrasse um sinal visível da Igreja, povo do Senhor, e deste modo anunciar que Ele não abandona aqueles que por quem entregou o seu corpo e o seu sangue”. Na sua homilia, o Bispo Auxiliar de Lisboa lembrou depois a condição humana de Maria. “Nossa Senhora do Pópulo, Nossa Senhora do povo porque o povo da cidade recorre na sua oração à intercessão da Virgem Maria e nela reconhece, apesar de ser membro da raça humana como nós, todas as virtudes, toda a ousadia, toda a entrega, toda a santidade”.

 

Reposição do trono no altar-mor

Nesta Eucaristia, concelebrada pelo capelão do Centro Hospitalar, padre Filipe Sousa, e pelo pároco de Caldas da Rainha, cónego Joaquim Duarte, foi reposto no altar-mor o trono oferecido pelo rei D. João V à igreja de Nossa Senhora do Pópulo, composto pelo sacrário e pela pianha onde foi colocada a imagem de Nossa Senhora do Pópulo. No final da celebração, D. Nuno Brás visitou as instalações do Hospital Termal e o Museu do Hospital e das Caldas.

A igreja de Nossa Senhora do Pópulo está aberta diariamente, a partir das 10h. Em 2011, este monumento teve oito mil visitas. Até ao final de Setembro está patente no museu a exposição ‘Às Voltas com o Compromisso’, do qual faz parte, para além de outras peças, o próprio Livro do Compromisso.

foto por Gazeta das Caldas
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES