Integrar a nova vaga de emigração motivada pela crise, encontrar soluções para as gerações mais velhas e contrariar a falta de recursos humanos são desafios que se apresentam actualmente à Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM). Estes temas estiveram em debate no Encontro Internacional da Pastoral das Migrações, que decorreu no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, Lisboa, assinalando os 50 anos da OCPM.
Para o coordenador da Pastoral de Língua Portuguesa em França, padre Geraldo Finatto, a “nova vaga de emigração” motivada pelas dificuldades económicas e sociais que estão a afectar Portugal é um apelo a “estar mais atento no acolhimento e na solidariedade”. Este responsável lembrou os 150 padres franceses que “vieram a Portugal conhecer a cultura e a língua portuguesa”, para melhor poderem acompanhar as comunidades lusófonas. “Só todos juntos é que poderemos formar uma Igreja credível, que propõe o Evangelho”, sublinhou o padre Geraldo Finatto.
Na Suíça, com cerca de 250 mil emigrantes portugueses, um dos principais desafios tem a ver com a busca de soluções para as gerações mais velhas, que se estão a aproximar da reforma. Segundo o padre Aloisio Araújo, coordenador nacional da Pastoral das Migrações em território helvético, será preciso montar nos próximos 10, 20 anos, uma estrutura de apoio que garanta a “assistência aos idosos”, sobretudo ao nível de “serviços hospitalares” e da “integração familiar”.
Já o padre Bernardo den Boher, da capelania portuguesa da Holanda, referiu que numa comunidade com cerca de 30 mil emigrantes de origem lusófona (portugueses, cabo-verdianos, brasileiros, entre outros) existem apenas “dois padres que falam a língua portuguesa”.
Finalmente, o delegado da OCPM na Alemanha, padre Manuel Janeiro, que deu conta do dilema que atinge hoje a missão dos responsáveis portugueses pelas migrações naquele país: “Quanto mais os emigrantes portugueses se integram na sociedade alemã, mais se afastam da Igreja”.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|