Lisboa |
Ordenações em Lisboa
O poder dado ao padre é poder de Cristo
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa ordenou, no passado Domingo, dia 1 de Julho, cinco novos padres e três diáconos a quem lembrou a força do sacramento da Ordem. Aos cristãos, D. José Policarpo salientou o poder da fé e convida ao contacto pessoal com Jesus.

 

“A Igreja, pelo seu poder sacramental, tem a força de fazer o que só Jesus pode fazer e ao impor-vos as mãos eu faço aquilo que só Ele pode fazer”, garantiu o Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo, aos novos padres e diáconos que ordenou no passado Domingo, 1 de Julho, no Mosteiro dos Jerónimos.

O Patriarca de Lisboa salientou que “não é a capacidade humana que transforma, recria e vai reconstituindo, a pouco e pouco, esta realidade nova a que o próprio Senhor chamou Reino do Céus”, mas o poder sacramental da Igreja que vem de Jesus Cristo. Neste sentido, lembrou aos cinco novos padres o poder que lhes é dado pelo sacramento da Ordem: “No exercício do vosso ministério sacerdotal, quando anunciais a Palavra, a ponto de ela ser uma Palavra que converte e move os corações; quando pegais no pão e no vinho e dizeis ‘Isto é o meu Corpo, tomai e comei, Isto é o meu Sangue, tomai e bebei’; quando disserdes aos vossos irmãos arrependidos ‘Eu te perdoo os teus pecados’, estareis a fazer o que só Ele pode fazer”. Por isso, acrescenta D. José Policarpo, “o poder sacramental da Igreja é a manifestação mais bela e mais decisiva da sua qualidade e do seu mistério”.

 

Contacto pessoal com Jesus

No entanto, segundo o Cardeal-Patriarca de Lisboa, para que Deus possa agir na vida da pessoa é necessário que possa haver um contacto pessoal que supõe a fé individual. “Para Ele fazer o que só Ele pode fazer, isso supõe um contacto pessoal da pessoa que pede a salvação. Um contacto pessoal que Jesus reconhece que lhe toca o coração. Um contacto pessoal que o aproxima de nós. A fé, aceitação sem limites de Jesus, sem discutir, sem a fazer depender da nossa compreensão humana, sem a deixar toldar por nenhuma insegurança e nenhuma dúvida, confiança total. É isto que toca o coração do Senhor”, observou.

Dirigindo-se àqueles que estavam prestes a ser ordenados, e diante de uma assembleia de mais de um milhar de pessoas e centenas de sacerdotes diocesanos e religiosos, D. José Policarpo sublinhou a necessidade do acreditar. “Durante a vossa vida de ministério, pessoalmente e no contacto com o Povo de Deus, haveis de sentir isto muitas vezes: é preciso acreditar. E basta acreditar, porque é essa fé sem limites que gera esse contacto pessoal, quase físico. Na Eucaristia que haveis de celebrar, ele é mesmo físico”, acentuou.

 

Abrir o coração a Jesus

Recordando que “a principal manifestação da sabedoria cristã é, sem dúvida nenhuma, o amor fraterno”, e citando o Papa Bento XVI que afirma ser “a liberdade o princípio da caridade e da igualdade entre as pessoas”, o Patriarca de Lisboa convidou, ainda, os cristãos a abrirem o coração ao contacto pessoal com Jesus. “Meus irmãos e irmãs, abramos o nosso coração a este contacto pessoal com Jesus, porque a partir dele renova-se a nossa vida e nós seremos a partir dele focos transformadores do mundo em que vivemos”. “A compreensão que brota do contacto pessoal com Jesus leva-nos a redescobrir a beleza da criação”, concluiu.

 

_______________


Presbíteros:

Diocesanos (Seminário dos Olivais e Redemptoris Mater)

 

David Emanuel Francisco Palatino

Idade: 28 anos

Paróquia: Santa Maria de Óbidos

Formação Pastoral: paróquias de Santa Maria de Lousa, São Pedro de Lousa e Santo Estêvão das Galés (2008-2010); Pré-Seminário de Lisboa (desde 2010)

 

Duarte Empis de Andrade e Sousa

Idade: 26 anos

Paróquia: Santa Isabel, Lisboa – Equipas de Jovens de Nossa Senhora

Formação Pastoral: paróquias de Nossa Senhora do Amparo de Benfica (2008-2010), Milharado, Gradil e Vila Franca do Rosário (desde 2010)

 

Duarte Nuno Ferreira Madaleno Ferreira Morgado

Idade: 24 anos

Paróquia: Santíssimo Sacramento de Alcobaça

Formação Pastoral: paróquias da Ramada (2008-2010), Algés/Miraflores e Cruz Quebrada (desde 2010)

 

Salvatore Forte

Idade: 43 anos

Paróquia: Sacro Cuore di Gesù, Salerno, Itália

Formação Pastoral: comunidade neocatecumenal do Calhariz de Benfica, catequese de adultos no Entroncamento e paróquia da Lourinhã

 

Religiosos (Companhia de Jesus)

Nuno Humberto Pimentel de Sousa Branco, baptizado na paróquia do Senhor Jesus dos Navegantes de Paço de Arcos, Oeiras

 

 

Diáconos

Fernando Neves dos Santos

Idade: 29 anos

Paróquia: Comunidade Emanuel

Experiência pastoral: paróquias de São Jorge de Arroios (2007-2009), Milharado, Gradil e Vila Franca do Rosário (2009-2011) e paróquia de Fátima (2011-2012)

 

 

Diáconos permanentes

Fernando Augusto Magalhães Alves da Cunha, baptizado na paróquia de Nossa Senhora do Porto, Diocese do Porto; apresentado à Ordenação pela paróquia de Alfragide

 

Luís Morais Ladeiro Pinto, baptizado na paróquia de Miuzela, Almeida, Diocese da Guarda; apresentado à Ordenação pela paróquia de Colares

 

_______________


Missas Novas dos novos padres:

Padre Duarte Andrade e Sousa: 7 de Julho, às 17h00, na igreja paroquial de Santa Isabel, em Lisboa

Padre David Palatino: 8 de Julho, às 16h30, na Praça de Santa Maria, em Óbidos

Padre Nuno Branco, SJ: 8 de Julho, às 16h30, na igreja do Carmelo de Coimbra

Padre Salvatore Forte: 15 de Julho, às 11h00, na igreja paroquial da Lourinhã

Padre Duarte Morgado: 15 de Julho, às 16h00, no Mosteiro de Alcobaça

texto por Nuno Rosário Fernandes; fotos por Miguel Aboim
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES