Lisboa |
Conselho Presbiteral
Descobrir, celebrar e testemunhar a fé
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarcado de Lisboa espera que ao longo do próximo ano pastoral os cristãos da diocese descubram, celebrem e testemunhem a fé.

 

Segundo o comunicado final da reunião ordinária do Conselho Presbiteral, que decorreu nos dias 29 e 30 de Maio, no Seminário dos Olivais, foi debatido o próximo Programa Pastoral Diocesano, com o tema ‘A Força da Fé’, que se desenvolve em três pontos: “A necessidade de descobrir a fé da Igreja, no estudo e aprofundamento do Catecismo da Igreja Católica e das Constituições Lumen Gentium e Dei Verbum”; “A celebração da fé. Viver a liturgia como expressão e lugar onde a pregação e a escuta da palavra possam conduzir não apenas a uma fé celebrada, mas vivida à luz da Sacrossanctum Concilium” e “O testemunho da fé que passa pela vida de todos os crentes segundo a inspiração da Gaudium et Spes”.

A análise do Presbitério do Patriarcado à luz do Concílio Vaticano II ocupou o primeiro dia de trabalhos. “Os números dizem que a diocese tem na actualidade 237 sacerdotes incardinados, 302 sacerdotes regulares residentes e 87 sacerdotes de outras dioceses residentes, num total de 626 sacerdotes. A média etária reflecte um equilíbrio entre os mais velhos e mais novos: 49% acima dos 60 anos e 51% com menos de 60 anos, com as faixas etárias dos 70-79 e dos 30-39 a serem dominantes com quase 20%”, refere o comunicado final.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES