Mundo |
Cristãos perseguidos por causa da fé
O drama esquecido
<<
1/
>>
Imagem

Podemos ignorar isso, mas todos os dias alguém é perseguido, preso, torturado e morto por causa da sua fé, por querer celebrar a eucaristia, pela teimosia de se afirmar cristão. São números aterradores.

 

A cada cinco minutos um cristão é morto no mundo. Este é um holocausto esquecido, que passa ao lado das parangonas dos jornais, que é olhado com indiferença pelos fazedores de opinião, que parece distante de mais para nos incomodar. E, no entanto, os números aí estão, com toda a sua frieza. No século XX foram mortos 26 milhões de cristãos por causa da sua fé. São 165 mil por ano, 12 por hora, um em cada cinco minutos. É tenebroso de mais para ser ignorado.

 

Paraísos manchados de sangue

O mundo é, hoje em dia, um lugar pequeno. As pessoas viajam com frequência, vão de férias à procura de lugares paradisíacos, conhecem outras cidades, outros rostos, outras culturas. Quantos de nós não fomos já – ou desejamos ir – até às Maldivas, ou à Arábia Saudita, ou à China, por exemplo. Estes são apenas alguns exemplos de países magníficos que escondem na grandeza dos seus monumentos, na beleza das suas paisagens, o drama de centenas ou de milhares de pessoas que vivem aterrorizadas pois podem ser denunciadas a qualquer momento, podem ser presas, torturadas e até assassinadas por quererem apenas manter-se fiéis ao baptismo, à sua comunidade, por serem cristãs.

 

Histórias de sofrimento

A Fundação AIS tem como missão denunciar ao mundo a existência de uma Igreja perseguida, às vezes mais próxima de nós do que imaginamos, carregando em silêncio um inimaginável sofrimento. O livro “O preço a pagar” narra-nos, na primeira pessoa, a história verdadeira de um jovem muçulmano iraquiano que passou por uma dramática situação após a sua conversão ao cristianismo. Possivelmente até já nos cruzámos com ele na rua…

 

_________________

 

A Fundação AIS e a PAULINAS Editora têm o prazer de o convidar para a sessão de apresentação do livro O PREÇO A PAGAR. O livro será apresentado pelo Nuno Rogeiro e será antecedido pelo testemunho de um cristão perseguido. A não perder, pelas 17h00 do dia 6 de Dezembro na livraria FNAC COLOMBO (Lisboa).

Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES