“O Senhor Jesus Cristo […] está presente no meio dos fiéis na pessoa dos bispos, assistidos pelos presbíteros”. É deste modo que o Concílio Vaticano II (LG 21) nos apresenta o lugar e serviço (ministério) dos bispos no seio da Igreja: eles constituem uma particular presença de Cristo.
Esta presença – recordemos – não é a de um morto, mas a de Alguém vivo para sempre, ressuscitado e actuante na Igreja e no mundo.
Isso significa que o lugar dos bispos não é interpretado por cada um deles de acordo com a sua imaginação, com mais ou menos brilho consoante as suas capacidades de liderança e a sua presença mais ou menos simpática – embora, obviamente, estas qualidades humanas possam ajudar no seu desempenho; pelo contrário, a sua acção encontra o que poderíamos chamar um “guião” na própria vida de Jesus: os bispos (e à sua semelhança, todos os ministros ordenados, em particular os padres) são “transparência” do próprio Senhor Jesus. Não se trata pois de desempenhar uma tarefa ou um conjunto de tarefas que pouco tenham a ver com o seu ser mas, ao contrário, trata-se de “moldar” a sua existência de homens baptizados de acordo com o ministério em que foram para sempre constituídos para a construção da Igreja, ou seja: a tarefa de tornar presente, de um modo muito particular, no meio dos crentes e do mundo, a pessoa de Jesus.
Nesta sequência, o Concílio concretiza: por meio deles, Cristo “prega a todas as gentes a palavra de Deus, administra continuamente aos crentes os sacramentos da fé […] e, finalmente, com sabedoria e prudência, dirige e orienta o povo do Novo Testamento na peregrinação para a eterna felicidade” (LG 21). Podemos pois dizer que aos bispos cabe, em particular, a tarefa de evangelizar, de celebrar os sacramentos e de conduzir o povo de Deus para a vida eterna.
Sobre estes três grandes aspectos em que se resume o ministério episcopal (e em que se resume o próprio ministério de Cristo), o Concílio começa por afirmar que é aos bispos que cabe primeiramente a missão de ser “arauto da fé”, mostrando como o Evangelho pode ser vivido hoje em toda a sua integridade (LG 25); depois sublinha que é também ao bispo, “revestido da plenitude do sacramento da Ordem”, que compete celebrar os sacramentos, em particular a Eucaristia, por si ou providenciando a sua celebração (LG 26); finalmente, é aos bispos que compete a tarefa de governar as dioceses “como vigários e legados de Cristo”, edificando a Igreja “na Verdade e na Santidade” (LG 27).
À primeira vista, pode parecer que, afinal, entre os bispos e os padres não existe grande diferença: as tarefas de pregar, celebrar os sacramentos e conduzir o povo de Deus exerce-as também cada presbítero na sua paróquia ou comunidade. Mas exerce-as porque participa, através do sacramento da Ordem, no ministério dos bispos. Com efeito, é a estes que cabe (como membros do corpo episcopal cuja cabeça é o Papa), na sua diocese e em toda a Igreja, a responsabilidade primeira das tarefas de evangelizar, de celebrar os sacramentos e de guiar as comunidades. Eles são os “sucessores dos Apóstolos”, e para desempenharem essa missão recebem uma particular assistência do Espírito Santo e são ajudados pelos seus colaboradores, em particular pelos presbíteros e os diáconos (LG 20), que, cada qual a seu modo, participam do ministério episcopal, da sua consagração e missão (LG 28).
Assim, diz ainda o Concílio, “os bispos sucedem aos Apóstolos, como pastores da Igreja: quem os ouve, ouve a Cristo; quem os despreza, despreza a Cristo e Aquele que enviou Cristo” (LG 20).
(escrito por D. Nuno Brás no passado ano pastoral, anterior, portanto, à sua ordenação episcopal)
_____________
Agenda das Vocações (Dezembro)
Dia 3 de Dezembro
- Sábado@Tabor – Dia de silêncio para raparigas maiores de 18 anos com inquietações vocacionais. Quinta do Saldanha em Sintra. (mandar e-mail para vocacoesxpto@gmail.com)
Dia 6 de Dezembro
- Terça.com…vocação (rapazes) - Encontro Vocacional Diocesano na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, 21h30
Dia 13 de Dezembro
- Terça.com…vocação (raparigas) - Encontro Vocacional Diocesano na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, 21h30
Dia 16 a 22 de Dezembro
- Natal Hospitaleiro (serviço a pessoas doentes e reflexão sobre o mesmo) – Juventude Hospitaleira, em Belas-Sintra, C.S.Idanha * R. 25 Abril, 5, 2605-119 BELAS, idanhajovem@gmail.com
Dia 16-17 de Dezembro
- Encontro de Acompanhamento Vocacional – Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa (Largo de S. Mamede, nº1 - Ir. Isabel Rodrigues: mi.costa@netcabo.pt; 965 802 208)
Dia 17-20 de Dezembro
- Campo Vocacional para raparigas do 7º ao 12º - Seminário de Penafirme
Dia 19 e 26 de Dezembro
- Terça.com… Caridade e Serviço
Dia 20 de Dezembro
- Terça.com…namorados, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, 21h30
Dia 20 a 23 de Dezembro
- Campanário de Natal do Pré-Seminário para rapazes do 7º e 8º anos
Dia 27 a 30 de Dezembro
- Mergulho Divino em Maralto– Retiro Vocacional – Juventude Hospitaleira, em Belas-Sintra, C.S.Idanha * R. 25 Abril, 5, 2605-119 BELAS, idanhajovem@gmail.com
Dia 27 a 30 de Dezembro
- Campanário de Natal do Pré-seminário para rapazes do 9º ao 12º anos
Dia 27-28 de Dezembro
- Encontro para raparigas com mais de 15 anos - Irmãs Discípulas do Divino Mestre (Ir. M. Sónia - sonia.tereso@sapo.pt - 911 146 611)
Dia 28 de Dezembro
- Find@no Hospitaleiro (serviço a pessoas doentes e reflexão sobre o mesmo) – Juventude Hospitaleira, em Telhal – Sintra, Ir. Alberto Mendes, C. Saúde Telhal – Est.Telhal, s/n, 2725-588 MEM MARTINS, 965232080, albertomendesoh@hotmail.com
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|