”O mundo tem necessidade de testemunhas”. Este foi o apelo deixado por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, durante a Missa das Universidades.
Na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, no passado dia 20 de Outubro, esta celebração organizada o CeUC – Pastoral Universitária de Lisboa marcou o início do ano académico para os universitários católicos da diocese. Na sua homilia, D. Joaquim começou por lembrar que “evangelizar é, antes de mais, partilhar a própria experiência cristã, o encontro com Cristo, que fez mudar a própria vida”. Depois, apontou o “dinamismo que urge recuperar”: “Ser discípulos para se tornarem testemunhas, e poder, de verdade, ensinar”.
“O mundo tem necessidade de testemunhas. Para evangelizar o mundo de hoje é necessário assumir o modelo da Igreja primitiva de Jerusalém, formada por pessoas que tiveram uma forte experiência espiritual que mudou as suas vidas, e que experimentaram a força da comunidade até ao ponto de serem um só coração e uma só alma”, frisou D. Joaquim Mendes, dirigindo-se em especial aos universitários católicos de Lisboa. “A comunidade cristã, a Igreja, para cumprir a missão universal do «ide e ensinai» que o Senhor Jesus lhe confiou, não pode limitar-se a ensinar, mas a ensinar e testemunhar”, acrescentou, explicando que “as palavras das testemunhas são plasmadas pelas Palavras de Deus, por isso têm a capacidade de tocar os corações, de os converter, e de se tornarem luz de um novo caminho”.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|