Os Namorados e Famílias Verbum Dei (NFVD) são constituídos por namorados e casais atraídos pelo sonho de Deus, de que todos O conheçam e possam viver como filhos do mesmo Pai, com os mesmos direitos e compromissos e onde cada um ponha a render os dons recebidos, através de uma presença activa e transformadora no mundo.
Quem somos?
Os NFVD fazem parte de uma família maior, a Família Missionária Verbum Dei (FaMVD), constituída pela Fraternidade Missionária Verbum – com Missionários, Missionárias e Casais Missionários – e por todos os leigos comprometidos com o Carisma Verbum Dei.
A Família Missionária Verbum Dei teve a sua origem em Maiorca, Espanha, em 1963, por iniciativa do padre Jaime Bonet e está hoje espalhada por todos os Continentes.
Em Portugal, a primeira comunidade surgiu em Lisboa, em 1977, com a chegada de três missionárias à paróquia do Campo Grande. Os NFVD remontam a 1990, quando um casal da comunidade sentiu a necessidade de dar a outros casais o que receberam.
A nossa missão
Os NFVD têm como desejo maior pôr a Palavra de Deus no centro das suas vidas[1], seguir fielmente a Cristo na pregação da boa nova do Reino de Deus e revelar vivencialmente o rosto pessoal e comunitário de Deus uno e trino[2].
Para tal, os NFVD procuram ter uma vida contemplativa que integre toda a sua vida. Na base desta vida está um diálogo vivo, íntimo e comprometido com Deus[3]. Cada um dos membros do casal procura ser rosto de Cristo para o outro cônjuge e, juntos, sê-lo para a família e para as restantes pessoas com que se encontrem[4]. Assim, os NFVD assumem a participação activa na missão Universal da Igreja, de acordo com o mandato de Jesus: “Ide, pois, e fazei discípulos de todos os povos”[5].
Os NFVD têm a convicção profunda de que só a experiência pessoal de encontro com o Deus de Jesus é que pode recriar e transformar toda a vida, abrindo os horizontes e possibilitando viver toda a vida orientada pelo Seu amor eterno e libertador. Relativamente à missão junto de outros casais, os NFVD procuram revelar-lhes a grandeza do sacramento do matrimónio: de que este, quando baseado no amor de Cristo, pode ser uma força libertadora e geradora de vida para o casal, os filhos, a família e para todas as pessoas com que entrem em contacto.
Os NFVD têm a consciência de que o sacramento do matrimónio, vivido com Deus, permite que, na sua relação, se gere uma profunda intimidade, cumplicidade, paixão e compromisso mútuo bem como uma intervenção activa na sociedade. Têm também consciência de que, o matrimónio e a sua família, são o instrumento mais eficaz de humanização e de personalização da sociedade[6] e de que constituem uma força extremamente poderosa de transformação de toda a sociedade em que vivemos e de construção do Seu Reino.
Como concretizamos a nossa missão?
Os NFVD procuram que a oração com a Palavra de Deus seja a base de toda a sua missão e parte integral da sua vida diária. Procuram, também, que esta vivência da sua fé não seja apenas uma relação pessoal mas também comunitária. Desta forma, juntamente com a restante Família Missionária Verbum Dei, os NFVD procuram construir comunidades onde todas as pessoas se entreajudam e se apoiam na vivência da sua fé e de todas as outras dimensões da sua vida.
Actualmente, em Portugal, existem comunidades Verbum Dei em Lisboa, Porto, Paço d’Arcos, Aveiro, Sesimbra, Madeira e Campo Maior.
Para que todos os que vêm ter às nossas comunidades, possam conhecer melhor a Deus e ter uma relação mais forte e pessoal com Ele, os NFVD desenvolvem diversas acções pastorais, tanto específicas para os casais como colaborando com a restante FaMVD no acompanhamento das restantes pessoas que vêm à Comunidade.
________________
Acção dos NFVD em Lisboa
Tendo a noção de que:
· A sociedade, no geral, não promove a relação de casal;
· De que, na sua vida quotidiana, o casal é alvo de muitas forças, internas e externas, que pôem em perigo a sua relação;
· O casal necessita de uma relação forte e viva com Deus para que Ele lhes ilumine todas as situações que vivem e que os ajude a ter uma atitude e uma actuação positiva sobre as suas vidas e sobre a sociedade em geral;
Os NFVD desenvolvem um conjunto de actividades em Lisboa para possibilitar a vivência ao máximo da relação de casal bem como ajudar os restantes membros da comunidade a viverem a sua vida de fé.
Os NFVD constituem grupos pequenos onde se ajudam os casais que desejam a ter uma vida orante e a adquirir um conjunto de ferramentas - capacidade de diálogo, vivência saudável da sexualidade, aquisição de uma visão integrada e equilibrada de todos os aspectos da sua vida (relação de casal, filhos, pais, trabalho, família alargada) – que lhes ajudem a concretizar, no seu dia-a-dia, os seu desejos profundos para a sua relação. Para além de se fazer um acompanhamento, de base mensal ou trisemanal, cada casal é também acompanhado pessoalmente.
Os NFVD, juntamente com as missionárias, oferecem, ao longo do ano, retiros de silêncio os quais são um meio privilegiado de encontro com Deus. Nestes retiros, procura-se criar um ambiente de silêncio que possibilite a escuta atenta da Palavra de Deus. Em simultâneo, ao longo do retiro vão sendo dados pistas, com base na Palavra de Deus, com o objectivo de promover o encontro com Deus e a sua Palavra, bem como ajudar as pessoas a parar e a reflectirem, de forma orante, na sua vida.
Tendo consciência da necessidade que existe de capacitar os casais para poderem viver os diferentes aspectos da sua vida (relação de casal, educação dos filhos, trabalho, etc,), os NFVD preparam formações e encontros, ao longo do ano.
Para que os casais possam aproveitar ao máximo tudo o que é posto à sua disposição e para que os filhos possam também ter um convívio saudável, e adaptado à sua idade. Os NFVD, durante os retiros e encontros, têm montado uma infra-estrutura de apoio para a educação na fé dos filhos.
Para além destas actividades específicas, procura-se, simultâneamente, integrar todos os que acompanham na comunidade mais alargada (via Eucaristias da Comunidade e Pontos de Encontro) e a possibilidade de participação noutras dimensões da mesma: Fundos Fraternos, Grupos de Internet, revisões de vida, Escolas de Apóstolos, etc.
Durante todo o ano, juntamente com as missionárias, proporcionam igualmente momentos de oração semanais bem como acompanhamento pessoal na vivência da fé. Colaboram também, nos grupos de jovens da comunidade, sendo animadores destes grupos e dando formações.
Colaboram igualmente com outras comunidades Verbum Dei espalhadas pelo mundo, na sua missão de dar a conhecer o Deus de Jesus às pessoas.
[1] Nº 15 do Directório dos Casais Missionários Verbum Dei (DCMVD)
[2] Nº 17 DCMVD
[3] Nº 26 DCMVD
[4] Nº 31 DCMVD
[5] Nº 21 DCMVD, Mt 28, 19
[6] Familiaris Consortio, 43
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|