Igreja em movimento |
Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos de Lisboa: 75 anos na evangelização do mundo operário
<<
1/
>>
Imagem
LOC/MTC é um Movimento especializado de Acção Católica para o meio Trabalhador. Tem ainda como objectivos – contribuir para a construção de uma sociedade segundo os critérios do evangelho e formar consciência cristã de militantes e simpatizantes. Pode-se afirmar que é um Movimento de homens e mulheres comprometidos com os valores cristãos procurando-os viver no dia a dia na sua vida pessoal.

A LOC-MTC assume como sua a Doutrina Social da Igreja. O respeito pela dignidade de toda a pessoa, e de todas as pessoas, impõe “tornar acessível ao Homem todas as coisas de que necessita para levar uma vida verdadeiramente humana: alimento, vestuário, casa, direito à educação, ao trabalho” (Lumen Gentium nº.26).

Ultimamente, o Movimento tem reflectido temas como a dignidade do trabalho, o valor da pessoa, a distribuição e partilha da riqueza, participação activa dos trabalhadores nas suas organizações; a valorização da Família, da escola, da saúde e da Segurança Social são outros assuntos objecto da sua reflexão.

A estrutura principal do Movimento é o Grupo de Base. É para os grupos que os militantes locistas transportam a vida, com as suas alegrias e preocupações. É no grupo, através do método ver, julgar, agir, que se reflecte a vida à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja. Estes grupos existem em todas as dioceses e paróquias que acolhem o Movimento.

O Grupo é a comunidade apostólica do Locista: ali tem lugar a reflexão, a oração, a conversão, a programação do trabalho. No Grupo, e nele, pela Revisão de Vida descobre-se o convite a ligar a vida - pessoal, familiar e profissional – com a força do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja. Esta dinâmica permite-nos firmar que os Grupos de Base são espaço de descoberta de Cristo e das pessoas como irmãs, da partilha e da solidariedade.

 

A LOC/MTC, em Lisboa, está a desenvolver o seguinte plano de acção que apresentamos. 

 

Plano de Acção 2010-2011

«Dignificar a Pessoa – Humanizar a Sociedade»

Foi na base deste tema que na assembleia da LOC-MTC de Lisboa realizada em 17 de Outubro os militantes em comunhão com todo o Movimento alicerçou o seu Plano de Acção para 2010-2011 assentando-o em três pontos concretos: formação, participação cívica e expansão/ iniciação.

 

-A formação deve ser continua e pessoal, desenvolvida nas grupos de base nas RVO, sendo completada nos encontros de formação.

-O testemunho de vida e a participação cívica nas estruturas por onde passa a vida dos trabalhadores.

-A expansão/inovação concretizada através de encontros de trabalhadores abertos à comunidade.

 

Perante estes três itens foram colocados aos locistas de Lisboa os seguintes desafios:

· Celebrar os 75 anos da LOC-MTC, fazendo memória da riqueza alcançada ao longo da sua história, incentivando cada um a dar continuidade ao movimento fortalecendo o presente, projectando o futuro.

· Denunciar as realidades injustas vividas no mundo do trabalho, fundamentadas na Doutrina Social da Igreja, dando prioridade ao trabalho precário e ao desemprego.

· Motivar os trabalhadores e principalmente os militantes a participar activamente nos sindicatos, nas associações e a conhecerem as leis do trabalho.

· Ajudar a criar interesse nas pessoas, principalmente nos que ficaram sem trabalho, na procura das novas oportunidades, de emprego na formação permanente, etc.

· Incentivar a criação de laços de solidariedade de partilha e entreajuda que promovam os trabalhadores e as pessoas.

· Debater o conhecimento e valorização da economia social como serviços sociais cooperativos e outros.

· Fazer contactos com os párocos, apresentando propostas a partir da vida e dos acontecimentos.

· Renovar – inovar – sensibilizar – agir com consciência, persistência e confiança, que advém da fé no Projecto Libertador de Deus para os homens e que é fundamentado pelo Evangelho de Jesus Cristo.

 

Com estes desafios pretende-se:

- Que os Grupos tenham sempre presente a preocupação de fazer Revisão de Vida Operária (RVO), tendo sempre presente as prioridades do Movimento e as realidades concretas do meio.

- Que cada militante sinta a vivência do sacerdócio a que foi chamado no seu baptismo e viva a missão de cristãos comprometidos.

- Que cada Grupo de base dê a conhecer o seu Grupo, realizando encontros debates com a comunidade.

- Que cada Grupo se comprometa a aumentar a venda do Jornal Voz do Trabalho.(Publicação da LOC-MTC).

- Confiar no futuro, lutar por um mundo mais justo, mais digno e ter esperança na força transformadora de que o ser humano não está só. ( Não tenhais medo. Eu estou convosco)

- Conhecer melhor as realidades injustas vividas no mundo do trabalho e divulgá-las de forma a sensibilizar os trabalhadores e todas as instituições responsáveis.

- Participar no Inquérito sobre a Missão dos Cristãos no Mundo de harmonia com a Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa.

 

__________________________


Actividades Pastorais da LOC-MTC de Lisboa

- Em 27 de Março realizar um encontro Inter diocesano para debater:

a) A Importância e o valor das organizações na melhoria das condições de trabalho e no desenvolvimento das populações.

b) Participação e intervenção dos militantes locistas nas organizações de trabalhadores e outras associações de índole local e social.

- 3 de Abril: Retiro 

- 8 de Maio: Viver a solidariedade

Todos os locistas sabem que o Plano é concretizado pelos Grupos fundamentalmente pela dinâmica da revisão de vida (RVO); ela é a nossa força e o nosso distintivo de marca.

Deixamos aqui o convite a todos os homens e mulheres trabalhadores a partilharem connosco esta experiência de vida visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

__________________________


Secretariado Nacional DA LOC/MTC

Av. Sidónio Pais, 20 – 4º Dto.

1050-215 LISBOA

Tel./Fax: 213907711

Telem. 938441230

E-mail: loc@sapo.pt

Internet: http://loc-mtc.ecclesia.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES