Igreja em movimento |
Movimento Católico de Estudantes: Estudantes na Igreja e cristãos na escola...
<<
1/
>>
Imagem

São estudantes dos Ensinos Básico e Secundário e do Ensino Superior que se interrogam sobre o sentido que dão ao estudo, à participação que têm na escola e ao desempenho na construção da cidade e da cultura. Através da amizade, convívio, troca de opiniões e discussão conseguem aprender a construir um estilo de vida diferente. Falamos do Movimento Católico de Estudantes (MCE).

Que procuram?

Um dos traços fundamentais do MCE é a vivência prática e quotidiana da fé cristã. Isto significa que os jovens procuram não ser simplesmente estudantes da escola e cristãos na Igreja, mas sobretudo aceitar o desafio de se tornarem estudantes na Igreja e cristãos na escola, entendendo a mensagem de Jesus como um apelo profundo à transformação do mundo.

 

Como se organizam?

Mais do que uma organização, o Movimento Católico de Estudantes é um movimento, isto é, um espaço aberto de procura, de debate e de crescimento com outros, que valoriza a diferença.

Reúnem-se semanalmente em equipa, partindo da leitura dos acontecimentos do meio em que estão inseridos.

A nível organizativo, o MCE tem também uma estrutura diocesana, nacional e internacional, com diversas actividades, campanhas, projectos e iniciativas.

 

Que fazem?

O Movimento Católico de Estudantes realiza encontros nacionais e diocesanos, bem como acampamentos e celebrações, onde debatem temas da actualidade e questões referentes à condição de jovens estudantes.

 

A pedagogia: RdV

A Revisão de Vida é a pedagogia de toda a dinâmica do movimento, constituindo a base do trabalho de equipa. Praticar o método da Revisão de Vida – ver, julgar e agir – implica interrogar-se perante a complexidade dos acontecimentos, olhar a realidade de uma outra forma criativa e plural e comprometer-se com a sua transformação. Mais do que um método, a Revisão de Vida é uma atitude de abertura e diálogo, um modo de ser profundamente livre, à maneira de Jesus de Nazaré, que se aprende na relação com o outro. Deve ser compreendida, experimentada e recriada por cada um, individualmente e nos diversos espaços comunitários em que vivemos e que o próprio movimento proporciona.

 

________________________


Proclamação do MCE

 

"A JEC (Juventude Escolar Católica) e a JUC (Juventude Universitária Católica), Movimentos da Acção Católica desde 1933, desenvolveram ao longo deste quase meio século uma actividade notável de presença da Igreja nos diversos meios de ensino. Várias gerações de estudantes encontraram nestes Movimentos o espaço de crescimento da sua Fé e aqui se formaram no compromisso com a Igreja e com a Sociedade. Profundamente enraizados na vida das escolas, os Movimentos sofreram simultaneamente as crises que a Igreja e a Sociedade foram atravessando, e superaram-nas por uma atenção às exigências do meio e por um amadurecimento eclesial dos militantes e também dos próprios Movimentos. Hoje, a JEC e a JUC, reunidas em Conselho Nacional, decidem uma nova etapa. Após uma reflexão de dois anos em que foi verificada a convergência de projectos, de modos de ser e estar na Igreja, de mediações de acção evangelizadora, julgam estar suficientemente amadurecida a decisão de formarem um único Movimento da A.C. (Acção Católica) no meio estudantil respeitando a existência dos dois sectores de ensino: Secundário e Superior. Esta decisão valoriza a caminhada de ambos os movimentos e é tomada na fidelidade à realidade estudantil e à missão evangelizadora da Igreja."

 

Guimarães, Conselho Nacional da JEC e da JUC

3 de Setembro de 1980

 

________________________


Movimento Católico de Estudantes

Morada: Calçada Bento da Rocha Cabral, nº1B, 1250-047 Lisboa

Telefone: 213878080

Telemóvel: 931621591

E-mail: mcelisboa@gmail.com

Site de Lisboa: www.mcelisboa.blogspot.com

Site nacional: www.mce.pt

Assistente diocesano: Padre Nuno Alexandre Machado Tavares

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES