O que são as Oficinas de Oração e Vida?
As Oficinas de Oração e Vida (TOV) são uma Associação internacional privada de fiéis, de direito pontifício, com personalidade jurídica no foro canónico e civil, aprovada pela Santa Sé em 4 de Outubro de 1997 e reconhecida pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa em 21 de Setembro de1998.
Esta Associação, que é um Serviço eclesial, com carácter totalmente laical, tem como objectivos:
Características principais desta Associação:
Orar não consiste numa reflexão intelectual mas sim num elevar a mente e o coração a Deus de forma a estar unido a Ele e entrar numa comunicação afectiva com um TU. É pois uma actividade da mente e do coração e as coisas da vida aprendem-se vivendo-as e praticando-as, sendo certo que a oração além de ser Graça é também uma Arte. Como arte está submetida a uma aprendizagem metódica e progressiva.
Na sua Carta Apostólica “Início do Novo Milénio”, o Papa João Paulo II diz que é necessário aprender a rezar, que há necessidade de um cristianismo que valorize e leve os cristãos a pôr em prática a “arte de oração”. E os Guias – os membros da Associação, que aplicam as Oficinas - seguem fielmente o seu apelo, pois o objectivo fundamental das Oficinas de Oração e Vida é exactamente ensinar o povo de Deus a orar. Aliás, a Santa Sé recomenda vivamente este Serviço eclesial, adequado à Nova Evangelização.
Os Guias dos TOV são pessoas de oração e têm por missão aplicar uma Oficina de Oração e Vida em cada Semestre. Só pode ser enviado como Guia quem tenha manifestado grande sede de Deus e só depois de ter frequentado, com êxito, durante um ano e meio, uma exigente Escola de Formação. Além disso, para além da sua própria auto-formação, participam de acções de formação permanente na espiritualidade dos TOV.
O autor
O padre capuchinho Ignácio Larrañaga, natural de Loyola, Espanha, residente desde há muitos anos, em Santiago do Chile, a partir de 1974 começou a aplicar “Encontros de Experiência de Deus” em muitos Países, inicialmente dirigidos só aos consagrados e mais tarde extensivos aos leigos. Dez anos depois, devido a insistentes apelos dos leigos e após aplicação prática a diversos grupos, elaborou o Manual das Oficinas de Oração e Vida que reflectem o conteúdo daqueles “Encontros”.
No próximo ano (2011), de 31 de Julho a 5 de Agosto, Frei Ignácio vai estar em Fátima para, excepcionalmente, aplicar mais um “Encontro de Experiência de Deus”.
As Oficinas de Oração e Vida em Portugal
Além da Coordenação Nacional, sedeada em Lisboa, na Av. Duque d’Ávila, 26, 2º,
existem Coordenações Locais em praticamente todas as Dioceses do País, inclusive nas Ilhas da Madeira e Açores.
_____________________________
Oficinas Oração e Vida
Coordenação Local de Lisboa
Rua Luís Pastor de Macedo, 3, 12.º Dt.,
1750-155 Lisboa
Telefone do Coordenador Nacional (Maria Manuela Brissos Antunes dos Santos): 218149763
E-mail: manuela.brissos@gmail.com
Site: www.tovpil.org
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|