Jubileu 2025 |
Jubileu da Missão
Lisboa viveu noite missionária no Largo Camões
<<
1/
>>
Imagem

Na noite de sexta-feira, 7 de novembro, o Largo Camões, no coração de Lisboa, encheu-se de música, oração e testemunho para um momento público de evangelização integrado no Jubileu da Missão, que decorre de 3 a 9 de novembro em todo o Patriarcado de Lisboa. O encontro, dinamizado pelas comunidades do Caminho Neocatecumenal, foi um dos momentos da Semana Jubilar, vivida sob o lema ‘Levanta-te. Vai. Faz a diferença!’, convocando todos os fiéis à missão e à esperança.

Perante a multidão reunida no centro histórico da cidade, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, dirigiu uma mensagem marcada pela memória, pela esperança e pela missão. “Lisboa é uma terra com passado, que nos habita pela memória”, afirmou, evocando as duas igrejas que enquadram o Largo – a do Loreto e a da Encarnação – como testemunhas dessa história viva.

Mas o Patriarca alertou: “Se o passado é importante, não podemos viver só de memória. Lisboa é também terra de esperança”. E explicou: “Se a memória está nos monumentos e nos livros, a esperança ainda não está escrita. O futuro está em nós”.

Para D. Rui Valério, essa esperança tem um nome: Jesus Cristo. “A esperança está em nós quando acolhemos a Pessoa de Jesus. É a união a Cristo que nos abre ao amanhã”, sublinhou, acrescentando que “é o mesmo Jesus que nos vai buscar a todos os lugares e esconderijos em que nos escondemos: os nossos medos, as desconfianças”.

Concluindo a sua intervenção, o Patriarca evocou a vocação missionária da cidade: “De Lisboa saíram caravelas não só para levar cultura, mas sobretudo a proposta de vida nova. O missionário é aquele que propõe em Jesus e a partir de Jesus uma vida nova, que liberta do egoísmo, do fechamento, da autossuficiência”.

O momento de evangelização no Largo Camões fez eco da mobilização diocesana que marca o Jubileu da Missão – uma semana em que todas as vigararias da diocese promoveram atividades de anúncio, serviço e comunhão, culminando neste Domingo, 9 de novembro, com celebrações jubilares nas quatro regiões pastorais, presididas pelo Patriarca de Lisboa e pelos três Bispos Auxiliares de Lisboa, D. Nuno Isidro, D. Alexandre Palma e D. Rui Gouveia.

fotos por Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Tony Neves
‘Volta à África central em quatro subidas e aterragens’ podia ser um bom título de crónica,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Javier Cercas aceitou acompanhar o Papa Francisco na viagem à Mongólia e o resultado é uma obra de antologia.
ver [+]

Tony Neves
Bangui assusta ao chegar, mas abraça ao partir. O aeroporto ainda obriga a imaginar os tempos duros da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES