Lisboa |
Com o organista João Santos
V Ciclo do Grande Órgão de Paço de Arcos inicia com ‘Fé e Fantasia’
<<
1/
>>
Imagem

Organista titular da Catedral de Leiria desde 2007, o organista João Santos vai inaugurar com um recital o V Ciclo do Grande Órgão de Paço de Arcos, no próximo sábado, dia 18 de outubro, às 16h00.

Intitulado ‘Fé e Fantasia: olhares sobre espiritualidade’, o concerto de entrada livre na Igreja da Sagrada Família, em Paço de Arcos, “propõe uma viagem profunda pelo repertório sacro e contemplativo para órgão, percorrendo mais de três séculos de música, do Barroco à contemporaneidade”, segundo um comunicado.

“O programa, cuidadosamente construído para explorar o diálogo entre a fé e a imaginação musical, inclui os profundos prelúdios corais de Johannes Brahms, os majestosos textos barrocos do ‘Ave maris stella’ de Nicolas de Grigny e a polifonia intemporal de Johann Sebastian Bach. A estes juntam-se as reflexões contemporâneas das Três meditações corais do compositor estoniano Andres Uibo, abrindo com a expressão espiritual moderna da ‘Fantaisie Ineffable’ de Jaap Dragt”, acrescenta a nota.

João Santos é licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Entre 2010 e 2018, foi organista titular do Santuário de Fátima e desde 2018 que integra a equipa responsável pelos concertos a seis órgãos na Basílica do Palácio Nacional de Mafra. É diretor do Coro Carlos Seixas (Coimbra), desde a sua fundação, e organista titular da Catedral de Leiria desde 2007.

Organizado pela Paróquia de Paço de Arcos, na Vigararia de Oeiras, o V Ciclo de Órgão de Paço de Arcos tem direção artística de António Duarte, organista titular da Catedral de Lisboa.

 

 

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES