Jubileu 2025 |
Iniciativa ‘Caminhos da santidade em Lisboa’
Patriarcado apresenta os Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus com ligação a Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

O site e as redes sociais do Patriarcado de Lisboa vão apresentar, ao longo das próximas três semanas, as biografias dos Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus que, de alguma forma, têm ligação à diocese. A iniciativa ‘Caminhos da santidade em Lisboa’ vai dar a conhecer a vida e obra de 28 cristãos e surge na sequência de um pedido deixado pelo Papa Francisco.

Falecido no passado dia 21 de abril, o Papa Francisco tinha deixado indicações para que, no dia 9 de novembro, a partir do ano jubilar, se recordarem os Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus ligados a cada diocese. “Isto permitirá a cada Comunidade diocesana redescobrir ou perpetuar a memória de extraordinários discípulos de Cristo, que deixaram um sinal vivo da presença do Senhor ressuscitado e continuam a ser guias seguros no nosso caminho comum rumo a Deus, amparando-nos e apoiando-nos. (…) Que os Santos, nos quais resplandecem as maravilhas da multiforme graça divina, nos estimulem a uma comunhão mais íntima com Deus e nos inspirem o desejo da cidade futura para cantar com eles os louvores do Altíssimo”, escrevia o Papa Francisco, na carta datada de 16 de novembro de 2024.

Na sequência do pedido deixado pelo Santo Padre, o site e as redes sociais do Patriarcado vão apresentar, diariamente, a partir do dia 14 de outubro e até ao dia 8 de novembro, uma pequena biografia de 28 pessoas que nasceram, morreram ou viveram uma fase determinante da sua vida no Patriarcado de Lisboa, ou que tenham uma importância relevante para a diocese, como é o caso de São Vicente.

As biografias são da autoria do diretor do Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, Padre Ricardo Figueiredo, autor de diversos livros biográficos de santos da Igreja.

“Esta iniciativa, que procura corresponder ao pedido do Papa Francisco, mostra como a santidade é a primeira vocação de todos os cristãos. Conhecer todos estes percursos cristãos, que de alguma forma se cruzam com o Patriarcado de Lisboa, é uma oportunidade para renovar a consciência de que todos nós somos chamados a continuar este caminho de vida nova no qual estes nossos irmãos mais velhos foram geniais e extraordinários”, refere o sacerdote.

A iniciativa ‘Caminhos da santidade em Lisboa’ pode ser acompanhada diariamente no site e nas redes sociais (WhatsApp, Facebook e Instagram) do Patriarcado de Lisboa.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES