O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, presidiu na manhã desta quinta-feira, dia 2 de outubro, à Missa nos 75 anos do Colégio do Amor de Deus, em Cascais, pedindo aos 1300 alunos, do pré-escolar ao secundário, para serem “sinal de esperança” e “rezarem pela paz” no mundo.
Na saudação inicial da celebração no pavilhão desportivo do colégio, o Patriarca destacou o sentido de entrega da Eucaristia: “Este altar retrata as mãos de Deus. Portanto, se o altar está aqui, é como se Deus tendesse para cada um as suas mãos. O que é que nós vamos depositar sobre as mãos de Deus? Vamos colocar, antes de mais, o nosso obrigado: obrigado por esta escola, obrigado por podermos vir à escola. Vamos também colocar aqui os nossos pedidos. E o primeiro pedido que quero colocar é pela paz. Pela paz. Ora, vamos rezar pela paz”, convidou D. Rui Valério.
Perante cerca de 1300 alunos, dos mais novos do pré-escolar até aos mais velhos do secundário, professores, colaboradores, religiosas, além de antigos alunos, antigos educadores, pais, entidades civis – entre as quais o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras – e sacerdotes que têm relação pastoral com o colégio, o Patriarca de Lisboa começou por partilhar, na sua homilia, uma experiência vivida na República Centro-Africana para sublinhar o valor transformador da escola. Recordou um diálogo, há dois anos, com o Cardeal Dieudonné, Arcebispo de Bangui, que lhe confidenciou o seu maior sonho: ‘Desde 2013, a vida aqui no meu país parou. Porque há 14 fações, grupos rebeldes que andam à guerra uns com os outros e têm destruído tudo. Não há comércio, não há indústria, não há turismo, não, não há escola. O meu grande projeto é aproximar novamente as crianças e os jovens da escola, porque gostaria de lhes dar um futuro’.
A partir deste testemunho, D. Rui Valério explicou aos alunos a missão educativa do colégio: “A escola, como este Colégio do Amor de Deus, não está apenas para recordar o que foi o passado, mas está para formar jovens, meninos e meninas que serão o futuro. Por isso, a primeira mensagem que vos deixo, desde os mais pequeninos aos maiores, é que graças ao Colégio do Amor de Deus vós sois sinal de esperança”.
O Patriarca realçou ainda o impacto para o país desta presença educativa da Congregação das Religiosas do Amor de Deus. “Sabendo que vós, hoje, estais aqui, eu, como cidadão, como português, sei que há um amanhã, que há um futuro, porque hoje estão a ser formados meninos, jovens e adolescentes que amanhã vão conduzir este país, vão estar nas câmaras, vão estar aqui onde eu estou agora, vão ser padres, professores, os artesãos da sociedade”, desejou.
Neste sentido, D. Rui Valério felicitou o Colégio do Amor de Deus, em Cascais, pelo seu jubileu: “Gostaria de me congratular com a providência de Deus pelo facto de 75 anos do Colégio do Amor de Deus coincidirem com o Ano Jubilar da Esperança. Parabéns! Uma salva de palmas para o colégio. E vós, meninos e jovens, sois esse sinal da esperança”.
Educação que fortalece a esperança
A celebração na manhã deste dia 2 de outubro coincidiu com a Festa dos Anjos da Guarda, com o Patriarca a estabelecer uma ligação entre a missão educativa e a presença protetora de Deus: “Os anjos da guarda salvaguardam a possibilidade de eu, ser humano, acreditar que há Deus. Os anjos da guarda protegem-me e defendem-me para que eu nunca deixe de olhar para ti e reconhecer que és meu irmão. (…) Outra faculdade da alma é a esperança. Foi Jesus quem nos falou como ninguém do futuro. A Bíblia mostra-nos que esse futuro é a esperança”.
D. Rui Valério destacou, ainda, o papel das instituições educativas na construção da pessoa e da sociedade. “Acreditem, o ser humano possui um sopro, possui a alma, uma centelha de Deus ao serviço da qual estão os anjos da guarda. Os anjos da guarda e também instituições como o Colégio do Amor de Deus. Por isso, parabéns pelo vosso serviço ao ser humano integral”.
Gratidão
No início da celebração no pavilhão desportivo desta escola, a Superiora Provincial das Religiosas do Amor de Deus, Irmã Helena Oliveira, deixou uma mensagem de gratidão e compromisso: “É com imensa alegria que nos reunimos hoje para celebrar esta Eucaristia em ação de graças pelos 75 anos do colégio Amor de Deus. São 75 anos de história e missão educativa, guiados pelas Irmãs do Amor de Deus, cujo testemunho de fé, dedicação e entrega generosa continua a inspirar e a iluminar o caminho de todos nós”.
A religiosa recordou ainda os muitos educadores, famílias e alunos que construíram a identidade do colégio. “Recordamos com gratidão as famílias que confiaram e continuam a confiar a educação dos seus filhos no nosso colégio, tornando-se parte viva desta família Amor de Deus. (…) Este jubileu é um momento de louvor, memória e compromisso. Louvor a Deus por tanto bem recebido, memória agradecida de todos os que fizeram e fazem parte deste caminho e compromisso renovado de continuar a educar por amor, no amor e para o amor”, salientou.
Colégio do Amor de Deus
Localizado em Cascais e com 75 anos de história (1950-2025), o Colégio Amor de Deus integra a rede de escolas da Fundação Amor de Deus, acolhendo atualmente 1300 alunos num ambiente educativo enraizado em valores humanos e cristãos. Neste ano letivo 2025-2026, o lema anual que está a ser trabalhado por toda a comunidade educativa é ‘Liderar no Bem, na Verdade e no Amor’.
A Congregação das Irmãs do Amor de Deus foi fundada há 161 anos, a 27 de abril de 1864, pelo Venerável Padre Jerónimo Mariano Usera e Alarcón, e está radicada em 17 países nos diversos continentes. A congregação nasceu com o carisma da educação evangelizadora.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|