O Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa vai organizar, nos meses de outubro e novembro, dez Encontros de Formação Litúrgica, com o tema ‘Liturgia Viva da Igreja’, que vão decorrer por toda a diocese.
Destinados a todos os agentes da liturgia das comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa, os encontro têm como tema a nota da Conferência Episcopal Portuguesa ‘Liturgia Viva da Igreja’, publicada em maio do presente ano. Esta formação vai ter lugar em dez locais diferentes da diocese, em diversos dias (entre 18 de outubro e 16 de novembro).
Estes encontros, segundo o Departamento de Liturgia, servem também “como formação para a renovação de mandato dos ministros extraordinários da comunhão (MEC), os quais poderão participar em qualquer um dos locais, independentemente da vigararia a que pertençam”, informa uma carta enviada ao clero.
Formação para sacristães e zeladores do espaço litúrgico
À semelhança do ano passado, o Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa vai continuar a promover a formação para sacristães e zeladores do espaço litúrgico, nos dias 10 e 17 de janeiro de 2026, das 9h30 às 13h00, este ano no Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, no Bombarral.
“Também para todos os que frequentaram esta formação nos anos anteriores está prevista uma visita à Sé Patriarcal, no dia 18 de abril, das 10h30 às 12h30”, salienta este departamento da cúria.
Novos Ministros Extraordinários da Comunhão
Na missiva ao clero, o Departamento de Liturgia informa ainda que a formação dos novos MEC (Ministros Extraordinários da Comunhão) vai-se realizar a partir do dia 24 de janeiro de 2026 e consta da participação em três módulos de formação, que vão decorrer na Igreja Paroquial de Massamá, no Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal e na Igreja Paroquial de Cristo Rei da Portela.
A data limite para a apresentação dos novos candidatos é o dia 10 de janeiro, sendo que a celebração de nomeação dos novos MEC será no dia 15 de março, às 16h00, na Sé Patriarcal de Lisboa.
Colaboração
O Departamento de Liturgia informa ainda, na carta ao clero, que “colaborará também com as comunidades cristãs na formação litúrgica do povo de Deus, conforme a solicitação das vigararias ou paróquias”.
DATAS DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO LITÚRGICA:
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|