26.09.2025
Jubileu 2025
“A catequese deve acompanhar os tempos para ter resposta eficaz em tempos desafiantes”, cónego Gianfranco Bianco
 |
1/ |
 |
O Cónego Gianfranco Ventura Bianco considera que a participação no Jubileu dos Catequistas, que hoje se inicia em Roma, é o “o culminar de uma caminhada que fizemos dentro da catequese, com os catequistas ao longo deste ano, não só participando e incitando os jovens e as crianças a participarem nas atividades jubilares, mas também dentro da nossa Vigararia, ao nível da Catequese”.
Vindo a Roma a partir da Benedita, uma vila da região oeste do Patriarcado de Lisboa, o sacerdote expressa o desejo deste grupo em “estar junto do Santo Padre, atravessar as Portas Santas” num momento que é “de partilha e enriquecimento”.
“Vimos a Roma, em ano santo, refletir sobre a catequese e a sua importância na vida da Igreja. Estamos em tempos desafiantes e é importante estarmos juntos e rezarmos juntos”, desenvolve.
Com um novo sucessor de Pedro na cidade eterna, o Papa Leão XIV, o cónego Gianfranco Ventura Bianco reconhece-se como “suspeito” para uma análise neutra acerca dos primeiros meses de pontificado do papa americano.
“Eu sou suspeito na análise ao pontificado atual por que gosto imensamente do Papa Leão. Julgo que ele apresenta uma enorme capacidade de estar, de cativar e uma amabilidade tão grande que eu espero que este amor atinja muito se chega a todos e os catequistas aqui no Jubileu o captem. É de uma grande simplicidade e profundidade e com ela nos fala dos grandes mistérios de Deus”.
O sacerdote recorda que na eleição de Pio XIV o centro comunitário da Benedita encheu-se de jovens a rezar e a acompanhar “um momento raro e único na Igreja”.
“Esperamos e rezamos para que continue a ser o primeiro catequista e a mostrar o amor de Deus entre os homens”.
Envolvido no processo de renovação da catequese em Portugal o sacerdote do Patriarcado de Lisboa vê com “bons olhos o trabalho que está a ser realizado”.
“A sociedade está em mudança acelerada. Por vezes a forma como abordamos os conteúdos e também a linguagem que usamos precisa de atualização. Os tempos são desafiantes e é muito bom que a catequese busque uma resposta adequada e eficaz para dialogar com os jovens, com as crianças, para os ajudar a compreender de facto em é Deus e o que Ele quer acerca deles. O caminho que quer realizar com eles. A Igreja em Portugal está de parabéns por trilhar este caminho de aggiornamento”, completa.
Portugal representado por mais de oito centenas de catequistas
No Jubileu dos Catequistas, em Roma, estimam-se que estejam presentes mais de oito centenas de catequistas de Portugal em representação das 20 dioceses do país.
O Jubileu inicia-se esta manhã, em Roma, com as peregrinações dos catequistas à Porta Santa da Basílica de São Pedro, entre as 8h00 e as 17h00. Pelas 18h30, hora de Roma, na Basílica de São Pedro, D. Rino Fisichella, Pró-Perfeito do Dicastério para a Evangelização preside à Vigília de Oração.
Na manhã de sábado, o dia começa pelas 10h00, com a Audiência Jubilar, na Praça de São Pedro, presidida pelo Papa Leão XIV.
Para os catequistas dos países lusófonos o dia continua com a eucaristia, pelas 12h00 locais, na Igreja de Santo António dos Portugueses, seguida de catequese em língua portuguesa na Igreja de Ognissanti, a partir das 16h00.
O Jubileu dos Catequistas termina no domingo, 28 de setembro, com a celebração da Eucaristia, às 10h00, na Praça de São Pedro, presidida pelo Santo Padre.
texto e foto por Educris (www.educris.com)