Lisboa |
Jornada neste sábado, dia 27 de setembro
Patriarca convida a refletir sobre o Concílio de Niceia, “acontecimento histórico para a Igreja”
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Patriarca de Lisboa convidou à participação na Jornada de Estudo e Reflexão ‘1700 anos do Concílio de Niceia - Celebrar e conhecer a fé’, no dia 27 de setembro, sábado, no Pavilhão das Galeotas, Museu da Marinha, em Lisboa.

Numa mensagem vídeo, D. Rui Valério destacou que o Concílio de Niceia, realizado em 325, foi um “acontecimento histórico, marcante”, para a Igreja, “particularmente para a perspicácia que norteou e iluminou e inspirou os padres de forma a testemunharem aos outros, a uma cultura diferente, aquilo que é a fé cristã”.

“Caros amigos, em pleno percurso do ano jubilar da esperança, eis que um outro acontecimento histórico, marcante, tanto para a vida como para a fé da humanidade inteira acontece e se celebra e se recorda. Referimo-nos ao Concílio de Niceia. Este ano de 2025 assinalam-se os 1700 anos da sua realização. Ele fora convocado – o Concílio de Niceia – para responder a interrogações, para responder a problemas, mas sobretudo houve uma preocupação, foi o de traduzir para uma cultura diferente daquela judaica e hebraica, foi para traduzir nessa nova cultura aquela mensagem essencial: que Deus é amor, que em Jesus Cristo, o próprio Deus veio ao nosso encontro, que Ele morreu e ressuscitou. E por isso vos convido a que no próximo dia 27 de setembro, no Museu da Marinha, nos encontremos para refletir sobre o Concílio de Niceia, particularmente para a perspicácia que norteou e iluminou e inspirou os padres de forma a testemunharem aos outros, a uma cultura diferente, aquilo que é a fé cristã. E ao mesmo tempo, Niceia também fica conhecida por ter sido o berço da elaboração do Credo que nós dominicalmente professamos na Santa Missa. E foi também ali, em Niceia, que se fizeram passos significativos em ordem a uma compreensão evangélica do que é ser Igreja e do que é a vida cristã. Bem-haja, Concílio de Niceia, bem-haja a todos vós que ireis participar nesta efeméride e neste encontro de reflexão”, referiu o Patriarca D. Rui Valério, numa mensagem vídeo publicada no YouTube.

 

 

Relevância teológica e pastoral

Organizada pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, a Jornada de Estudo e Reflexão ‘1700 anos do Concílio de Niceia - Celebrar e conhecer a fé’ vai revisitar “um dos marcos mais importantes da história da Igreja”, o Concílio de Niceia, decorrido no ano 325. Segundo um comunicado, o encontro pretende, desta forma, sublinhar “a sua relevância teológica e pastoral para o tempo presente”, através de conferências, painéis de reflexão e momentos de oração.

O programa tem início às 9h30, com o acolhimento, a que se segue o discurso inaugural do presidente do IDFC, Padre David Palatino. Ao longo da manhã têm lugar três intervenções – entre as quais a de D. Alexandre Palma, Bispo Auxiliar de Lisboa – e da parte da tarde outras três.

A Jornada encerra com o discurso final do Patriarca de Lisboa, às 16h30, seguido da celebração da Eucaristia, às 17h15, na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, presidida por D. Rui Valério.

A inscrição tem o contributo de 10¤ por pessoa e as vagas são limitadas.

 

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES