Lisboa |
Patriarca inaugura Parque Infantil Amália Rodrigues em Lisboa
“Brincar é um caminho de aprendizagem que ajuda a formar homens e mulheres”
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, inaugurou o Parque Infantil Amália Rodrigues, situado no Alto do Parque, no coração da cidade de Lisboa, na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, destacando a importância da memória da infância e da “ecologia integral”.

Na cerimónia de inauguração, o Patriarca de Lisboa explicou que a cedência do espaço por parte do Patriarcado vai além de uma resposta a uma necessidade prática. “Para o Patriarcado de Lisboa, a cedência deste espaço é bem mais, ou quer ser mais, do que responder a uma necessidade de educação e formação. Nós fomos conduzidos e guiados por um princípio que foi consagrado pelo Papa Francisco: a ecologia integral”, afirmou D. Rui Valério.

Desta forma, este novo equipamento pretende ser mais do que um simples espaço de lazer para as crianças, assumindo-se como lugar de crescimento humano em sintonia com a criação. “Este espaço é caracterizado fundamentalmente pela natureza. E este convívio, esta harmonia, esta aliança entre natureza, cidade e infância é um bom pretexto para crescer no respeito pela natureza, na salvaguarda do criado. Acreditamos no crescimento integral, e brincar é um caminho de aprendizagem que ajuda a formar homens e mulheres para a sociedade do futuro. Por isso, ecologia integral em memória do Papa Francisco”, acrescentou.

O Patriarca de Lisboa destacou ainda o valor do brincar como caminho de formação: “Gosto de imaginar um executivo de uma grande empresa, com a cabeça cheia de problemas, que, ao passar aqui, se depara com um grupo de crianças a brincar. Este lugar é memória e esperança, porque todos fomos crianças e todos precisamos de reencontrar essa experiência de infância. É providencial que, no ano jubilar da esperança, estejamos a inaugurar um equipamento que nos recorda que o ser humano precisa de espaços e tempos para crescer”.

A inauguração do Parque Infantil Amália Rodrigues ficou ainda marcada pelo cortar da fita, o descerrar da placa e pelas brincadeiras das crianças de uma escola da zona que estiveram presentes na cerimónia.

 

Agradecimento à generosidade do Patriarcado

Presente na inauguração do Parque Infantil Amália Rodrigues, o vereador da Câmara Municipal de Lisboa Rui Cordeiro agradeceu ao Patriarcado de Lisboa a cedência do terreno, destacando a importância do direito das crianças ao brincar.

“Este terreno foi cedido em regime de comodato pelo Patriarcado e nós muito agradecemos pelo mesmo. A Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Avenidas Novas e as famílias de Lisboa agradecem a si, Senhor Patriarca, a habitual generosidade com que nos tem prestado nos últimos tempos”, declarou.

O vereador com os pelouros do Desporto, Higiene Urbana, Segurança, Estrutura Verde e Proteção Civil recordou que o direito de brincar “está consagrado pela Declaração Universal dos Direitos da Criança”, acrescentando: “Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Brincar em espaços exteriores promove a saúde e o bem-estar e, ao mesmo tempo, a integração social e cultural”.

Lembrando que o parque infantil é também “um espaço de convivência entre gerações”, Rui Cordeiro destacou os desafios das cidades modernas. “As cidades contemporâneas, marcadas pela invasão dos automóveis, tornaram-se demasiado perigosas para as nossas crianças. Foi nesse contexto que surgiram os parques infantis, espaços vedados e protegidos. Mas numa cidade ideal, as crianças teriam liberdade de brincar em toda a cidade”, frisou.

O vereador da Câmara Municipal de Lisboa anunciou ainda que este novo equipamento “será assistido por um quiosque, cujas infraestruturas aguardam a sua aprovação”, e terminou evocando Fernando Pessoa: “‘Grande é a poesia, a bondade e as danças, mas o melhor do mundo são as crianças’. É a pensar nelas que inauguramos este espaço”.

 

Um lugar vivo no coração da freguesia

Visivelmente feliz, o presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Daniel Gonçalves, descreveu o novo parque infantil como um espaço que transforma o jardim num lugar comunitário de encontro e de esperança. “Sinto-me profundamente comovido por aqui estar convosco neste espaço que deixa de ser apenas um jardim, transformando-se num lugar de vida, onde o riso das crianças se mistura com o verde das árvores, onde a esperança se constrói em cada brincadeira e em cada olhar sonhador”, afirmou.

O autarca fez questão de agradecer ao Patriarcado de Lisboa. “Na pessoa de Sua Eminência, o Senhor Patriarca, que com visão e fé no bem comum nos cedeu este espaço, percebemos como a Igreja, quando caminha lado a lado com a comunidade, é fonte inesgotável de esperança, serviço e fraternidade”, observou.

Dirigindo-se às crianças, Daniel Gonçalves declarou: “Este parque infantil é uma homenagem às nossas crianças. É uma porta aberta para o futuro, um convite para os sonhos, um espaço de aventuras simples e felizes. Queridas crianças, este lugar é vosso. Brinquem, soltem a imaginação, criem mundos com nuvens, folhas e gargalhadas. Que cada baloiço vos leve acima dos medos, cada escorrega vos conduza à alegria e cada canto vos traga amizade”.

O presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas sublinhou que a freguesia “só é verdadeiramente forte quando coloca as suas crianças no centro, oferecendo-lhes proteção, beleza e alegria”. “Este parque é símbolo de uma promessa: cuidar do vosso bem-estar. Que seja sempre um lugar de sorrisos, encontros e felicidade para todas as nossas crianças e para as famílias”, concluiu.

 

Jardim Amália Rodrigues

Anteriormente denominado Alto do Parque, o Jardim Amália Rodrigues é um jardim em Lisboa, assim nomeado no ano 2000 para homenagear a fadista portuguesa falecida no ano anterior, em 1999.

O jardim foi inaugurado em 1996, com projeto paisagístico da autoria de Gonçalo Ribeiro Telles, e prolonga-se para norte do Parque Eduardo VII, numa área central e das mais altas da cidade. Possui um anfiteatro virado para o vale da Avenida da Liberdade e um lago circular, junto do qual se localiza um bar com esplanada. No ponto mais alto do jardim existe ainda um restaurante.

 

No jardim foi colocada uma estátua do escultor colombiano Fernando Botero, escolhida pelos lisboetas e turistas aquando de uma exposição de obras suas na Praça do Comércio.

Agora, desde o dia 24 de setembro, tem também um parque infantil para todas as crianças brincarem.

 

Um novo espaço de lazer para as crianças

No passado dia 13 de novembro de 2024, o Patriarcado de Lisboa celebrou um contrato de comodato com a Junta de Freguesia de Avenidas Novas, na cidade de Lisboa, que permitiu a construção de um parque infantil no Jardim Amália Rodrigues, no Alto do Parque.

No salão nobre da junta, o Patriarcado de Lisboa esteve representado pelo Ecónomo Diocesano, Cónego Joaquim Vieira Loureiro, e a junta de freguesia pelo seu presidente, Daniel Gonçalves.

“Trata-se de um espaço verde que faz parte da estrutura verde principal da cidade de Lisboa. Embora seja um espaço de utilização pública a propriedade do terreno é privada, sendo o proprietário o Patriarcado de Lisboa – pelo que foi necessário elaborar um contrato de comodato que permitisse a instalação do Parque infantil”, explicava, na altura, o site da Junta de Freguesia de Avenidas Novas. Segundo a informação, o novo contrato abriu “caminho para uma freguesia cada vez mais inclusiva com mais espaços de lazer para os mais novos”.

O novo parque infantil foi financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e executado pela Junta de Freguesia de Avenidas Novas.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES