Jubileu 2025 |
Jubileu 2025
Bispo D. Erik Varden em Lisboa para duas conferências
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarcado de Lisboa vai receber a visita do bispo norueguês D. Erik Varden, monge trapista, nos dias 6 e 7 de outubro, para dois momentos de encontro, reflexão e diálogo abertos ao público.

No dia 6 de outubro, segunda-feira, na Sé de Lisboa, às 19h30, D. Erik Varden profere uma conferência com o tema ‘«O que é o homem para que vos lembreis dele?» (Sl 8, 6) - Esperar e trabalhar num tempo de crise civilizacional’. “Uma conferência jubilar dirigida a todos os que desejam refletir sobre o lugar do ser humano e da fé numa época de transformações profundas”, explica a organização, em comunicado.

No dia seguinte, 7 de outubro, terça-feira, na Universidade Católica Portuguesa (Auditório 511), a partir das 19h00, o prelado vai refletir sobre se ‘«Há lugar para a castidade hoje?» - A reconciliação dos sentidos. Este segundo encontro em Lisboa é especialmente dirigido aos jovens: “Um diálogo franco com os jovens a partir do seu livro ‘Chastity – Reconciliation of the Senses’, que será lançado em português pela Lucerna Editora no início de outubro”.

Esta é uma iniciativa da Comissão Diocesana do Jubileu 2025, em parceria com várias entidades, entre as quais o Instituto Diocesano da Formação Cristã, a Capelania da Universidade Católica e a Pastoral Universitária de Lisboa.

   

Quem é D. Erik Varden?

Nascido na Noruega em 1974, D. Erik Varden cresceu numa família protestante não praticante. A sua conversão ao catolicismo foi impulsionada por uma intensa procura espiritual, despertada aos 16 anos por uma audição da Sinfonia n.º 2 de Mahler. Entrou na vida monástica em 2002, foi ordenado sacerdote em 2011 e, mais tarde, abade da Abadia de Mount Saint Bernard, em Inglaterra. Em 2019, foi nomeado bispo e prelado de Trondheim pelo Papa Francisco.

Com formação académica em Cambridge, Paris e Roma, D. Erik Varden é professor, conferencista e uma referência no campo da espiritualidade cristã contemporânea. Desde 2024, preside à Conferência Episcopal Nórdica e foi recentemente nomeado membro do Dicastério para o Clero. É também um profundo conhecedor de Canto Gregoriano e um procurado pregador em vários países.

O bispo norueguês é autor de vários livros traduzidos internacionalmente, entre os quais ‘Romper a Solidão - sobre a memória cristã’ (Lucerna), ‘Redeeming Freedom’ (2011), ‘Entering the Twofold Mystery’ (2021) e ‘Healing Wounds’ (2025).

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Um breve discurso do Papa Leão XIV a um grupo de políticos da diocese francesa de Créteil, do passado...
ver [+]

Tony Neves
Regresso muitas vezes aos lugares onde sou feliz e me sinto inspirado. Assis é um desses e, sempre que posso, lá vou.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES