Lisboa |
Participou na inauguração do novo túmulo do Papa João XXI em Viterbo
Patriarca destaca a “atitude de pacificador” e de “construtor de pontes” de João XXI
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, esteve presente na inauguração da nova sepultura do único Papa português, João XXI, na Catedral de Viterbo, em Itália, que teve lugar nesta terça-feira, dia 17 de junho.

A cerimónia, que decorreu na Basílica Catedral de São Lourenço, insere-se numa colaboração entre a Diocese de Viterbo, o Patriarcado de Lisboa e a Embaixada de Portugal junto da Santa Sé. A nova sepultura está instalada na Capela de São Filipe, naquele que é considerado um dos locais mais simbólicos do património religioso e histórico de Viterbo.

Após a visita à catedral e ao túmulo, que decorreu da parte da manhã, teve lugar o almoço, durante o qual o Patriarca de Lisboa recebeu, da Câmara de Viterbo, uma placa em agradecimento pela presença nesta terra que é conhecida como a ‘Cidade dos Papas’.

 

Verdadeiro pontífice

Da parte da tarde, no Palácio dos Papas, mais concretamente na Sala Alexandre IV, tiveram lugar as intervenções institucionais de diversas personalidades eclesiásticas e diplomáticas. Entre os oradores, destacaram-se D. Orazio Francesco Piazza, Bispo de Viterbo, o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, e D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa.

O Patriarca destacou em João XXI a sua “atitude de pacificador” e de “construtor de pontes como Pontífice”, salientando que a sua “história e biografia representam um desafio à santidade”, mas sobretudo “um desafio ao diálogo entre a fé e a ciência”.

No seu discurso em italiano, D. Rui Valério lembrou “a alma lusa” que tem em si “amor pelas três rosas brancas: há amor a Nossa Senhora, há amor à Eucaristia, há amor ao Santo Padre”, pelo que, referiu, “tudo o que diz respeito ao Pontífice, envolve o povo português”.

Nesta sessão, também estiveram presentes o embaixador português junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital, e Filipe Anacoreta Correia, em representação da Câmara Municipal de Lisboa, uma vez que a obra foi custeada pela Diocese de Viterbo, mas contou com a participação financeira da autarquia lisboeta, que doou 50 mil euros.

A figura do Papa João XXI foi ainda evocada numa intervenção do Padre Pedro Daniel F. Marques, especialista na vida e obra deste pontífice português.

 

Homenagem

Pelas 18h30, a Basílica Catedral de Viterbo acolheu uma solene celebração eucarística, presidida pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça e concelebrada pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, além de outros bispos e sacerdotes.

Seguiu-se a inauguração oficial do túmulo na Capela de São Filipe, com a presença do escultor Vittorio Cesetti, autor da obra, encerrando assim um dia de homenagem à memória de João XXI (Pedro Hispano) – médico, filósofo, teólogo e Papa entre 1276 e 1277.

A placa colocada junto ao túmulo refere: “Em memória. Papa João XXI. Nascido Pedro Julião Rebolo no ano 1215, na cidade de Lisboa, conhecido no meio académico como Pedro Hispano, morreu na cidade de Viterbo a 20 maio 1277. Homenagem da Câmara Municipal de Lisboa”.

fotos por Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES